NTI divulga relatório da I Pesquisa de Satisfação do Usuário do Siga


 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) divulgou, em seu site, o relatório da I Pesquisa de Satisfação do Usuário do Sig@. Ao todo, 5.827 questionários foram respondidos por usuários da UFPE e de instituições parceiras. A partir dos resultados obtidos, o NTI realizou as primeiras ações de melhorias no sistema.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 de fevereiro e 5 de abril. Por meio de questões objetivas, docentes, discentes e técnicos administrativos opinaram sobre aspectos relacionados à usabilidade do sistema. Os resultados obtidos apontam que, de modo geral, os usuários estão satisfeitos.
Entre os dados encontrados estão: 78% das pessoas afirmam sentir facilidade ao utilizar o sistema, 70% afirmam que há clareza nas informações expostas no sistema e 68% afirmam que o sistema responde rapidamente aos seus comandos. Apesar dos problemas atuais de infraestrutura para atender à sobrecarga de acesso em períodos de pico, como a matrícula (mais de 20 mil acessos em um dia), 58% dos respondentes afirmam que o sistema está disponível ao tentar utilizá-lo.
Os usuários também expressaram elogios, sugestões e críticas ao sistema por meio de perguntas abertas. Entre os principais aspectos elogiados estão a usabilidade após a nova interface (61%) e os benefícios das funcionalidades do sistema (19%) para o cotidiano do usuário.
No que se refere às sugestões, a maioria delas (30%) está relacionada à continuação das melhorias na usabilidade. Entre as críticas, aquelas mais citadas (32%) estavam relacionadas ao desempenho e à disponibilidade do sistema. A maioria dos respondentes da pesquisa pertencia ao perfil discente (85%), seguido do perfil docente (9%) e do perfil de técnico-administrativo/outros (6%).
NOVIDADES – As sugestões e críticas dos usuários da pesquisa conduziram ações de melhoria no sistema. O SigaProcesso ganha acesso independente do Sig@ , por meio do site específico. O menu “Perfil padrão” ganha a opção de escolha do primeiro perfil a ser exibido ao entrar no Sig@ ou no SigaProcesso.
O campo “Pesquisar funcionalidade” passa a fazer a busca em todos os perfis que o usuário possuir. Além disso, a busca pela funcionalidade de informações do discente está funcionando para as palavras-chave: aproveitamento, desempenho, grade, horário, notas e perfil.

Os módulos do Sig@ também mudaram. Na tela de login, se o usuário clicar na área sobre os módulos do Sig@, será exibida uma tela com informações mais detalhadas sobre cada um dos nove módulos do sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços