Novo projeto da Linha 3 do Metrô prevê uso de monotrilho

Governo do Rio vai pedir inclusão no Plano de Mobilidade Urbana do Governo Federal

O governador Sérgio Cabral anunciou que irá a Brasília na próxima segunda-feira (8/7) e, em reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, vai solicitar investimentos para a construção da Linha 3 do metrô. O novo traçado cruzará parte da Região Metropolitana do Rio, passando pelos municípios de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, atendendo cerca de dois milhões de pessoas. O orçamento do projeto está sendo finalizado, mas a obra deve ter custo entre R$ 2,5 bilhões e R$ 2,8 bilhões.
O objetivo é incluir essa expansão da malha de transportes coletivos no Plano de Nacional de Mobilidade Urbana, recentemente anunciado pelo governo federal. O projeto que será apresentado à ministra opta pela utilização de monotrilho, o que significa uma redução do custo inicial.

– Vou levar o projeto da Linha 3 em uma modelagem mais barata, por monotrilhos, que é um transporte de alta capacidade, já utilizado na Ásia. Ele será usado em uma área com grande população e que ficará ainda mais povoada com a inauguração do Comperj – disse Cabral.

O governador também conversará com a ministra de Planejamento sobre a dívida do Estado com a União.

– Vamos pedir apenas uma revisão, porque não há como um país continental com o tamanho do Brasil se desenvolver se não for com os estados com capacidade de investimento – afirmou o governador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços