Novas viaturas melhoram condições de trabalho de policiais

Policiais das unidades especiais de policiamento da Secretaria da Segurança Pública aprovaram os novos veículos entregues pelo governador Beto Richa, na quarta-feira (03/07). As 268 viaturas foram encaminhadas a unidades das polícias Militar, Civil e Científica e já reforçam o trabalho policial nas ruas.

Os de grande porte, Duster, Pajero e Amarok, são específicos para ações especiais e de grande complexidade, como as realizadas pelo Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), da Polícia Militar. As viaturas entregues dobram o número de veículos disponíveis para a unidade. “Na região de fronteira temos, principalmente na área de mata ciliar, muitos portos clandestinos. As novas viaturas farão a diferença no policiamento de fronteira”, afirma o comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), major Erich Osternack.

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, também foi contemplado com novos veículos. “A atual gestão do Governo do Estado está dando todas as condições para o bom trabalho policial, com investimentos para melhoria de salários, novos armamentos e viaturas de última geração, preparadas para o trabalho policial”, avalia o delegado responsável pelo Cope, Amarildo José Antunes. “As novas viaturas contribuem tanto com a agilidade nas investigações como na imagem da corporação junto à população”, completa o delegado.

O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, tenente-coronel Rota, com os novos veículos a unidade está preparada para atender qualquer situação, com mais qualidade. “A unidade está sendo contemplada com a substituição completa da frota, o que vai melhorar a qualidade de serviço prestado à comunidade”, afirma.

A unidade estava há mais de quatro anos sem investimentos nessa área. “Já estávamos há tempos esperando pelas viaturas, até para darmos um suporte maior para a população. É uma das melhores viaturas que tivemos até agora”, complementou o sargento Anísio Eliezer Moreira, integrante do Bope.

Os veículos entregues nesta quarta-feira (03) também foram distribuídos para outras unidades especializadas, como o Batalhão de Polícia Ambiental, o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, a Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) e o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre).

NOVA FROTA - As 268 viaturas entregues fazem parte do lote de 1.470 veículos que estão sendo entregues pelo Governo do Estado para as polícias Civil, Militar e Científica. A aquisição faz parte do programa Paraná Seguro, de reestruturação da área da segurança pública no Estado. A frota das forças de segurança paranaense não era renovada desde 2006.

As 1.470 viaturas atenderão a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico-Legal, e são distribuídas a partir de planejamento estratégico elaborado pela Secretaria da Segurança Pública.

Dos veículos entregues nesta quarta-feira, 144 Renault Duster e Fluence, Mitsubishi Pajero e Volkswagen Amarok vão equipar batalhões da Polícia Militar em Guarapuava, Maringá, Londrina, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Ivaiporã, Irati, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu, Lapa, Colombo e Piraquara. Os veículos também serão usados pelo Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Batalhão de Fronteira e Batalhão de Operações Policiais Especiais e as Ações de Operações Integradas (Aifu).

“A reestruturação da frota permite a mobilidade necessária aos profissionais da Segurança Pública e, desde que começaram a ser distribuídas, contribuíram para de operações sistemáticas, preventivas e repressivas”, afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, na entrega dos veículos.

CIVIL – Outras 71 viaturas são para a Polícia Civil, para atendimento das seguintes regiões: Paranaguá, Laranjeiras do Sul, São Mateus do Sul, União da Vitória, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Campo Mourão, Apucarana, Francisco Beltrão, Toledo, Assis Chateaubriand e Terra Roxa. Também receberam carros novos a Divisão de Polícia Metropolitana, Divisão de Crimes contra o Patrimônio, Divisão de Investigação Criminal, Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre).

O delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius Michelotto, afirmou que as novas viaturas são mais seguras e apropriadas para operações policiais, principalmente em viagens.

Os 53 veículos para Polícia Científica, entregues quarta-feira (3) serão destinados aos Institutos de Criminalística de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Umuarama, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e aos Institutos Médico-Legal da capital, Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Jacarezinho, Umuarama, União da Vitória e Campo Mourão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade