Novas instalações da Proaes acolhem melhor os alunos da UFPE


 
Com cerimônia de descerramento de placa, o reitor da UFPE inaugurou hoje (30) a nova sede da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes), que passa a funcionar em prédio anexo à Reitoria, com maiores e melhores instalações. Antes, o pró-reitor da pasta, professor Cláudio Heliomar Vicente da Silva, explanou aos coordenadores de curso as atividades da Proaes e defendeu mais proximidade entres essas instâncias e a pró-reitoria, que foi criada em 2011 e estava lotada nas antigas instalações da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), da Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (Proacad).

“Este momento em que a Proaes amplia sua capacidade de atendimento é de muita satisfação para a comunidade acadêmica e reforça a ideia-força da gestão, que é a da excelência acadêmica”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro, que foi beneficiado pela assistência estudantil quando ingressou como aluno na UFPE em 1973. Já Cláudio Heliomar destacou que o compromisso da Universidade é “atuar na coletividade da gestão com foco no estudante”.
Segundo a professora Ana Cabral, pró-reitora para Assuntos Acadêmicos, de onde “emancipou-se” a Proaes, a UFPE está se preparando para o momento em que 50% dos seus alunos sejam cotistas e, portanto, aumentará o número de discentes em situação de vulnerabilidade financeira. “Essa qualificação da Proaes atende a essa realidade”, atestou. Já Maicon Vasconcelos, mestrando em História e membro do diretório acadêmico do curso, que compareceu ao evento como representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), apontou como demanda o apoio por parte da Proaes às iniciativas culturais dos estudante.

A nova sede da Proaes conta com recepção, três salas para atendimento aos estudantes pelo serviço social, duas salas de psicologia, diretorias, gabinete do pró-reitor, secretaria, coordenação administrativa, coordenação financeira, área de compras e infraestrutura, copa, WC e almoxarifado. A Proaes, responsável pela gestão do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) na UFPE, tem a missão de ampliar as condições para permanência dos jovens na educação superior pública federal, minimizando os efeitos das desigualdades sociais e regionais, com o objetivo de conclusão do curso superior, reduzindo as taxas de retenção e evasão escolar e contribuindo democraticamente para a promoção da inclusão social pela educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços