Mutirão de cirurgia de catarata do HC encerra com balanço positivo

Trinta e sete. Este foi o número de procedimentos cirúrgicos realizados durante o mutirão de cirurgia de catarata, que ocorreu da última quinta-feira ao domingo, no Hospital das Clínicas da UFPE. O quantitativo de operações foi considerado excelente pela chefia do Serviço de Oftalmologia do HC, tendo em vista que estavam programados quarenta procedimentos, no entanto, três foram suspensos por questões de saúde do próprio paciente, sendo aconselhado, na ocasião, a não operar. A mobilização atendeu às expectativas do público, dos oftalmologistas e residentes  que participaram da atividade.

“O resultado da campanha foi excelente. Tivemos um alto grau de organização, o que possibilitou que os pacientes fossem atendidos com muita tranquilidade e dentro do horário estabelecido. A escala de serviço dos preceptores, residentes e anestesistas também funcionou muito bem. Parabenizo o Hospital por mais uma campanha ter tido um resultado de sucesso”, comentou a chefe do Serviço de Oftalmologia e coordenadora do mutirão, Maria Isabel Lynch.
Ela ressaltou ainda o empenho dos pacientes em participar do mutirão. “Na quinta-feira, primeiro dia da ação, mesmo com a greve dos rodoviários, às 7h já estavam no HC seis pessoas que iam se operar. Isso demonstra o quanto elas estavam interessadas em participar”. O aposentado Leandro José de Sousa, 73 anos, foi uma delas.

Vindo de Santa Cruz do Capibaribe, interior de Pernambuco, ele disse que não poderia perder esta oportunidade já que estava ansioso para recuperar a visão, através da cirurgia. “Quando recebi a ligação perguntando se eu queria ser operado no mutirão, disse logo sim. Fiquei muito feliz. Coisa boa, como dinheiro, a gente guarda, já doença, a gente deve jogar fora, expulsar”, comentou. Sousa também elogiou a assistência que recebeu do Hospital.   “Fiquei muito satisfeito. O atendimento foi ótimo, e a estrutura do hospital está bem melhor que a de antigamente. Um exemplo são as camas.  Estão melhor do que as da minha casa”, brincou. 
Além do HC, mais nove hospitais universitários federais localizados  em diferentes regiões do país promoveram a  mobilização de cirurgia de catarata no último fim de semana. A realização dos mutirões integra a Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Média Complexidade, do Ministério da Saúde, tendo sido ampliada, nos hospitais universitários, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação. O mutirão do HC/UFPE contou ainda com a colaboração do Laboratório Allergan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços