Mutirão da Cidadania vai atender regiões Leste e Central

A ação garante o exercício básico da cidadania dos mineiros, com a emissão de documentos civis, como Carteira de Identidade e Carteira de trabalho
A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), em parceria com a Polícia Civil e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio Sindicato dos Oficiais do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), realiza, de 8 a 17 de julho, mais uma etapa do Mutirão da Cidadania. Serão beneficiados os municípios de Santo Hipólito, Presidente Juscelino, Congonhas do Norte, Presidente Kubitscheck, Jequitinhonha, Dom Joaquim e Conceição do Mato Dentro, na região Central, além de Materlândia, Peçanha e Gonzaga, na região Leste.
A ação garante o exercício básico da cidadania dos mineiros, com a emissão de documentos civis, como Carteira de Identidade, Carteira de trabalho e certidões civis básicas, além do cadastro de trabalhadores para concorrerem a vagas de emprego.
O Mutirão da Cidadania já realizou cinco etapas neste ano, com atendimentos nas cidades de São Francisco de Paula, Candeias, Ibituruna, São Thomé das Letras, São Bento Abade, Iraí de Minas, Abadia dos Dourados, Lagoa Grande, Presidente Olegário, Lagoa Formosa, Rio Paranaíba, Tiros, Matutina, Iturama, Carneirinho, Limeira do Oeste, Campina Verde, Prata, Campo Florido, Ibiaí, Ponto Chique, Icaraí de Minas, Pintópolis, São Romão, Santa Fé de Minas, Campo Azul, São João do Pacuí, Lagoa dos Patos, Vargem Alegre, São Sebastião do Anta, Imbé de Minas, Santana do Manhuaçu,  Simonésia,  Orizânia , Indaiabira e Indaiabira. Desde março, 34 municípios já foram atendidos. O número de atendimentos até o momento é de cerca de 10 mil.
Documentos necessários
Para a emissão da Carteira de Trabalho, é necessário que o trabalhador leve um documento de identificação (Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, certidão de nascimento ou casamento), CPF (ou Folha da Receita Federal ou dos Correios com o número ou na Identidade, ou na Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência e uma foto 3X4.
Para a emissão da Carteira de Identidade, o cidadão deverá levar a Certidão de Nascimento (original), se solteiro, ou Certidão de Casamento, se casado (original ou cópia autenticada em Cartório); e duas fotos 3x4. Para a 2ª via, é preciso também o boletim de ocorrência (original e cópia), em caso de furto ou roubo.
Para a emissão das Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito, é necessário ser maior de 18 anos ou estar acompanhado de alguém maior de idade.
Candidatos a vagas de emprego devem apresentar o CPF (ou Folha da Receita Federal, ou dos Correios com o número ou na Identidade, ou na Carteira Nacional de Habilitação), Cartão do PIS e Carteira de Trabalho e Previdência Social.
Para a habilitação do seguro-desemprego, são necessários: o requerimento do seguro-desemprego SD/CD (02 (duas) vias - verde e marrom); cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão; Carteira de Trabalho e Previdência Social (todas que o requerente possuir); Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT) devidamente quitado; documento de identidade; Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento ou Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo) ou Passaporte ou Certificado de Reservista; CPF; e documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia/ Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).

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