Musicólogo analisa fusão entre samba, rock, iê-iê-iê e outras experiências musicais regionais do Brasil e do mundo



Miscigenada e multicultural, a música brasileira se metamorfoseia, deixando frutos especiais na cultura de cada região. É o que revela o músico gaúcho Mateus Berger Kuschick em 'Suingue, samba-rock e balanço: músicos, desafios e cenários', lançamento da Editora Medianiz, em que analisa os gêneros regionais criados pela mistura musical.
A obra traz à tona o suingue gaúcho, o samba-rock paulistano e o balanço carioca  ̶  termos usados para designar ritmos semelhantes mas com diferenças sutis  ̶ cada qual com sua referência garimpada em diferentes minas culturais, mas que mantêm conexões entre si, unidas pela forte influência da cultura africana.
Utilizando o suingue gaúcho como base de análise, Mateus relata de forma bem-humorada e clara suas características e origens. Ele entrevistou seus criadores, garimpou LPs, compactos e CDs fora de catálogo, reconstituiu os antigos e os novos espaços dos suingueiros, presenciou e atuou como instrumentista em espetáculos, além de analisar as publicações acadêmicas sobre o tema.
O livro divide-se em duas partes. Em “Os suingueiros e o suingue”, o autor conta as origens dos principais criadores do gênero e seus contatos decisivos com a música negra, além dos esforços feitos para manter a difusão do ritmo com a sua expansão progressiva. Luis Vagner, Bedeu, Alexandre Rodrigues, Leleco Telles, Nego Luis, Mestre Cy, Leco do Pandeiro e muitos outros ilustram o estudo para mostrar a ascensão e declínio progressivo do gênero decorrente do crescimento de outros considerados mais rentáveis, como o pagode. Na segunda parte, “Criação e performance musical no suingue”, destaca o caráter do ritmo cujo traço mais original é a capacidade de fusão com os demais, absorvendo elementos do samba, rock, reggae, rythm and blues e vários outros. Para comprovar tais influências, partituras de sucessos de diversos artistas do gênero são apresentadas ao leitor. Há também fotografias coloridas dos artistas envolvidos na propagação do suingue, mostrando sua evolução e transformação ao longo das décadas.
Suingue, samba-rock e balanço configura-se como valioso registro etnográfico, que contribui para reconstituir a imensa rede de compositores, intérpretes, instrumentistas, arranjadores e produtores do cenário musical brasileiro nas últimas décadas.
Sobre o autor - Mateus Berger Kuschick, ou Mateus Mapa, como é conhecido, nasceu em 1977 na cidade de Porto Alegre. É flautista das bandas Funkalister e Relógios de Frederico. Desde 1999 trabalha na criação de trilhas sonoras para teatro. Músico graduado em Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2008, é mestre em Etnomusicologia. Vinculado ao doutorado em Música na Unicamp, estuda as relações entre o samba angolano e o samba brasileiro.
TítuloSuingue, samba-rock, balanço: músicos, desafios e cenáriosAutor: Mateus Berger Kuschick
Número de páginas: 215
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-64713-03-1
Mais informações sobre as publicações da Editora Medianiz estão disponíveis no site www.editoramedianiz.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade