Municípios do Médio Alto Uruguai aderem ao RS sem Limite


Foto destaque
  • No encontro promovido pela Faders, 15 prefeituras disseram sim às políticas públicas para PcD e PcAH
O Médio Alto Uruguai participou, nessa quarta-feira (03), do 113º Fórum Permanente da Política Pública para a Pessoa com Deficiência e Pessoa com Altas Habilidades. Na ocasião, 15 prefeituras da região aderiram ao RS sem Limite. Em torno de 300 pessoas estiveram presentes ao encontro realizado pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders). Comunidade em geral, gestores públicos, secretarias, Legislativo, Justiça, associações e profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social participaram.

"A grande presença de pessoas a esse Fórum é a manifestação concreta de que nos planejamentos dos gestores públicos, no caso, dessa região, deverão estar incluídos os direitos humanos", enfatizou a diretora-presidenta da Faders, Marli Conzatti. Segundo ela, é necessário iniciar um novo tempo de afirmação da acessibilidade para chegar à universalidade, segundo preceitos da convenção da ONU.

Marli também falou do pioneirismo do Rio Grande do Sul em adotar o Plano Nacional Viver sem Limite, criando o RS sem Limite. "Somos diferentes, mas deficientes são os prédios, são as atitudes preconceituosas, as instituições de ensino sem acessibilidade", destacou, e citou o BPC Escola. "O programa possibilita que os professores façam um levantamento de sua escola, além de conhecer melhor a sua cidade, e ter uma visão mais ampla para planejar iniciativas nesse campo de ação", disse.

Alpestre, Ametista do Sul, Cristal do Sul, Dois Irmãos das Missões, Erval Seco, Frederico Westphalen, Gramado dos Loureiros, Nonoai, Novo Tiradentes, Pinhal, Planalto, Rio dos Índios, Rodeio Bonito e Seberi, além de Jaboticaba, que pertence a Rio da Várzea, assinaram o termo de adesão ao RS sem Limite. Representantes de Iraí, que faz parte da região, e de Ijuí, Santa Maria, Três Passos e Redentora também acompanharam a apresentação do Plano Estadual e os relatos e experiências trazidas por gestores, representantes de entidades sociais e profissionais da área.

O prefeito de Erval Seco, Gilmar Leschewitz, apontou a seriedade e profundidade do Fórum e a importância da conscientização do tema pelos municípios. "Os números apresentados pela Faders são a prova de que temos de buscar os direitos das pessoas com deficiência para convivermos com uma sociedade mais justa. Nossa sociedade está mudando e essa política tem de ser vista como demanda instituída", completou.

Texto: Rosangela Groff
Foto: Adiles Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade