Moradores de Manguinhos e Jacarezinho ganham Casa do Trabalhador

Posto multifuncional de atendimento vai oferecer mais de 30 qualificações e balcão de empregos


Os cerca de 75 mil moradores de Manguinhos e Jacarezinho ganharam um espaço permanente de qualificação profissional. O Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Renda, inaugurou nesta quarta-feira (17/07) a Casa do Trabalhador, instalada no espaço da antiga CCPL. Cursos, balcão de empregos, emissão de carteira profissional, orientação jurídica e oficinas estão entre as mais de 30 oportunidades oferecidas.

Com 10 salas de aula, o espaço multifuncional tem capacidade de atender 800 pessoas por dia. De acordo com a secretária de Trabalho e Renda, Roseli Duarte, a Casa do Trabalhador vai capacitar o cidadão e intermediar a entrada dele no mercado de trabalho.

- Nessa região já existia o balcão de emprego, mas não aparecia ninguém com o perfil para preencher a vaga. Percebemos que precisavam de qualificação. E é isso que faremos. Vamos prepará-los para assumir seus lugares no mercado e resgatar a autoestima da comunidade - afirmou Roseli.

No setor laranja, nomeado de "trabalhador do futuro", haverá cursos de informática, de serviços administrativos e de preparação para o Enem. No azul, os moradores terão aulas de agente de projetos sociais e de recreador, além de poderem emitir carteira de trabalho, dar entrada no seguro desemprego, se candidatar a vagas no Sine e concluir o Ensino Fundamental pelo EJA.

O espaço rosa será voltado ao atendimento feminino. As mulheres terão cursos de cuidador de idosos, infantil e voltado para cuidados com portadores de necessidades especiais, maquiagem, manicure e pedicure, atendimento jurídico e oficinas de artesanato. Já no setor verde, batizado de “gastronomia sustentável", a Casa do Trabalhador vai oferecer formação para garçom, ‘bartender’ e recepcionista de hospedagem.

Moradora de Manguinhos há 34 anos, a dona de casa Noêmia Santiago, de 58, está vendo no espaço a oportunidade de recuperar o tempo perdido. Enquanto termina o Ensino Fundamental, ela planeja fazer vários cursos e realizar um sonho: aprender a usar o computador.

- Nunca tivemos nada. Esse espaço é um sonho. Se na minha época de jovem tivesse isso, eu seria diferente hoje. Agora vou agarrar a oportunidade com unhas e dentes - disse Noêmia.

O governador Sérgio Cabral destacou que a Casa do Trabalhador é uma continuidade das iniciativas que começaram há seis anos. Para ele, o espaço vai contribuir para aumentar a qualidade de vida das famílias.

- Estar aqui nesse ambiente parecia impossível. A comunidade mudou muito e fizemos o que diziam ser impossível. A segurança pública foi condição básica para a chegada de estruturas sociais e a Casa do Trabalhador é mais um passo - afirmou Cabral.

Para o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, a unidade vai permitir que os cidadãos se preparem e acompanhem o momento de crescimento econômico do Estado.

- Através de contratos já assinados, a economia do Rio está garantida com geração de emprego pelos próximos anos. O Complexo de Manguinhos agora ganhou um espaço de capacitação que sonhamos levar para todo o estado - disse o vice-governador.

De acordo com a secretária de Trabalho e Renda, Roseli Duarte, a Casa do Trabalhador de Manguinhos é a apenas o primeiro posto de multisserviços que a Setrab implantará em comunidades cariocas.

- Este projeto piloto será o nosso referencial. A ideia é ampliar para outras comunidades. No Alemão já temos um espaço certo e vamos visitar a Rocinha para pesquisar. Até o fim do ano, queremos garantir mais duas Casas - adiantou Roseli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços