Modelo de participação popular será apresentado pelo governador em seminário internacional

Refletir sobre os desafios que confrontam os países da Península Ibérica e suas implicações nas relações com o Brasil e a América Latina é o objetivo do seminário Cenários para o Futuro da Ibero-América, que ocorre nos dias 8 e 9 de julho, em Lisboa, no centro de eventos da Fundação Calouste Gulbenkian. A convite do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra participam o governador Tarso Genro e o secretário-geral de Governo, Vinícius Wu.

O seminário terá como tema condutor as similitudes e convergências da crise de integração europeia na Espanha e Portugal, bem como seus efeitos nas relações econômicas e financeiras com o Brasil e demais países da América Latina. Os participantes também irão debater alternativas de fortalecimento e ampliação da democracia diante da atual crise de representatividade registrada em diversos países do mundo. Além de problematizar os temas em questão, o debate pretende pautar novas oportunidades de negócios e discutir alternativas de fortalecimento da cooperação econômica entre a Ibero-América e o Estado do Rio Grande do Sul.

O governador Tarso Genro participará da abertura e realizará o encerramento do evento, além de compor a mesa "Novas relações entre Estado e Sociedade: participação e cidadania", que será moderada pelo secretário-geral Vinícius Wu, e ocorre às 9h30 de terça-feira (09). A programação conta com nomes como o ex- presidente português Mário Soares, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, o presidente do Conselho Econômico e Social de Portugal, José Silva Peneda, e Ronaldo Lemos, do MIT Media Lab.

Os dois dias de programação serão transmitidos ao vivo pelo site do Gabinete Digital. O seminário é promovido pelo Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em parceria com o Banco Santander e apoio da Fundação Alternativas, da Fundação Getúlio Vargas, do Banco Mundial e da OEI.

Programação
Hora local de Lisboa. (Para acompanhar pelo site do Gabinete Digital, subtraia quatro horas)
08/07
09h30 às 10h15
Sessão de abetura Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Artur Santos Silva
Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa
Coordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Socais da Univ. Coimbra, Manuel Carvalho da Silva

10h15 às 12h30
Relações ibero-americanas no contexto da crise da União Europeia
Governador do RS, Tarso Genro, ex-presidente Mário Soares, professor Boaventura de Sousa Santos e Nicolás Sartorius (Fundação Alternativas)
Moderadora: Pilar del Rio (Fundação Saramago)

14h30 às 16h00
Integração económica e cooperação
José Silva Peneda (Presidente do Conselho Económico Social, Portugal), Rogério Sobreira (Fundação Getúlio Vargas), Luís Bento dos Santos (vice-presidente da Casa da América Latina/ Santander, Portugal)
Moderador: José Manuel Pureza (CES-UC)

09/07
9h30 às 12h30
Novas relações entre Estado e Sociedade: participação e cidadania Professor Ronaldo Lemos (MIT/Media Lab, Brasil), Governador do RS,Tarso Genro, Vicente Palacio (Fundação Alternativas), Tiago Peixoto (Banco Mundial), Nelson Dias (Associação In-Loco), Marco Aurelio Ruediger (Fundação Getúlio Vargas, Brasil), José Manuel Mendes (CES-UC), Maria Paula Meneses (CES-UC)
Moderador: Vinicius Wu (Secretário-Geral de Governo do RS)

14h30 às 17h00
Trabalho, emprego e rendimento no contexto da crise
Miguel Angel Malo (Instituto para os Estudos Laborais da OIT), Manuel Carvalho da Silva (Observatório sobre Crises e Alternativas/ CES-UC), Giuseppe Cocco (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Rodolfo Benito (CCOO)
Moderador: Francisco Louçã (ISEG)

17h00
Encerramento
Governador Tarso Genro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços