Mineradores do Nordeste aprendem noções de gestão

João Pessoa - Informações sobre gestão de negócios serão passadas a garimpeiros paraibanos e do Rio Grande do Norte. Cerca de 300 produtores de pedras semipreciosas se encontrarão no quarto Seminário Dia Nacional do Garimpeiro, neste sábado (20), na cidade de Picuí, no Curimataú da Paraíba. A cerâmica vermelha também será discutida, já que a fabricação de telhas e tijolos é uma das atividades com maior destaque nos dois estados.

O Sebrae na Paraíba desenvolve um trabalho de organização desse setor econômico há quatro anos. Durante esse período, sete cooperativas de garimpo foram criadas para facilitar o trabalho coletivo. Segundo o gestor do projeto de Minérios do Sebrae no estado, Marcos Magalhães, as cooperativas hoje agregam 600 produtores. No evento, duas palestras mostrarão casos de cooperativismo que poderão servir de exemplo aos paraibanos.

“As palestras foram escolhidas para dar uma visão do que é o cooperativismo funcional e perfeitamente aplicável no Curimataú e Seridó. São pessoas que dirigem cooperativas de cerâmica vermelha de Santa Catarina e sabem manter um negócio de minérios. É um exemplo de gestão a forma como eles trabalham. Os cooperados da Paraíba precisam desses conhecimentos. Tem que ter gestão, senão eles não conseguem bons resultados”, explica.

A ideia do Seminário partiu dessa nova perspectiva de mercado, de ter gente mais informada produzindo, principalmente para consolidar as práticas de autossustentabilidade. Haverá a explanação do Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), que tem um projeto que classifica todos os tipos de minerais. “Um dos palestrantes, Isaldir Antônio, vai mostrar a experiência dele na gestão cooperada de uma cidade com seis mil habitantes, que possui quase um terço dessa população atuando nos minérios. A cidade é Ametista do Sul (RS), que tem atualmente 1,4 mil cooperados e ainda desenvolve um trabalho de turismo atrelado à mineração”, comentou o gestor.

O Seminário é itinerante e já passou pelas cidades de Pedra Lavrada, no Curimatáu, Junco do Seridó e Várzea, no Sertão. Desta vez, Picuí foi escolhida porque já tem curso de tecnólogo de Mineração e de Geologia (IFPB). O evento é realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), Sudema e Sebrae. Recebe apoio dos ministérios de Minas e Energia, Exército e da Integração, além do curso de Engenharia de Minas (UFCG e IFPB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços