Mauazinho recebe núcleo de proteção e defesa


O bairro Muazinho ganhou um Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) instalado nesse fim de semana pela Defesa Civil de Manaus. O Núcleo foi formado por moradores das comunidades Mauazinho I, Mauazinho II, Vila da Felicidade, Parque Mauá e Jardim Mauá que foram voluntários e eleitos pelos moradores que participaram da reunião. Eles deverão passar por treinamento para atuar nas comunidades em que residem. Com a criação do núcelo, a defesa civil vai melhorar o atendimento e trabalhar, junto com a comunidade,  a prevenção nas áreas consideradas de risco geológico.
Esse é o terceiro Nupdec criado em Manaus. No dia 13 de abril foi instalado um núcleo no bairro Colônia Antônio Aleixo, onde dez moradores das comunidades Buriti, Bairro da Fé I e II, Comunidade Nova Esperança, Comunidade 11 de Maio e a Colônia Antônio Aleixo foram voluntários e eleitos pelos moradores para para atender essa região. O primeiro NUPDEC em Manaus foi criado no dia 24 de março onde oito representantes de comunidades foram eleitos para atuarem nas comunidades Nova cidade, Nossa Senhora de Fátima, Conjunto Cidadão, Campo Dourado, Cidade de Deus, Cidade Nova, Terra Nova e Monte das Oliveiras.
De acordo com o secretário do Gabinete Militar da Prefeitura de Manaus, José Fernando Farias, comunidade e Prefeitura juntos podem evitar os desastres, “é preciso que haja a conscientização e isso já estamos encontrando em muitas comunidades”, disse.
A defesa civil municipal deve instalar mais dois núcleos e a previsão é que até setembro comecem os cursos de qualificação que prevê reconhecimento de área de risco, de percepção de risco, educação ambiental, primeiros socorros e ainda reconhecimento prático dessas áreas de risco com visita aos locais.
A equipe voluntária de cada bairro poderá acionar os técnicos da Defesa Civil quando necessário para executar as ações preventivas, identificar os pontos críticos e ajudar nas campanhas sociais que visam à prevenção.
Programa Nacional
O NUPDEC é um programa do governo federal e recomendado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil para formar parceria entre a comunidade e as secretarias municipais, capacitando esse voluntário para atuar em situação de risco, além de buscar em outros departamentos do governo municipal, formas de ajudar nos principais problemas da comunidade.
A importância da instalação dos NUPDEC cresce ainda mais nas áreas de riscos intensificadas de desastres. Os núcleos têm a missão de informar, organizar e preparar a comunidade local para minimizar os desastres e dar pronta resposta além de investir na capacitação de voluntários que devem ser cadastrados e preparados, aptos e com conhecimento sobre o que fazer em situações de risco e desastre, auxiliando efetivamente quando necessário, apoiando as ações da Defesa Civil, tanto em ações de prevenção quanto de resposta, fazendo com que mantenham-se constantemente mobilizados e prontos para entrar em ação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços