Livro “Filmando em Mato Grosso do Sul” será lançado hoje no MIS




Rachid Waqued

Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul lança nesta terça-feira (9) o livro “Filmando em Mato Grosso do Sul”, organizado por Cláudio Benito O. Ferraz e Alexandre A. Neves. O evento acontece a partir das 19 horas no Museu da Imagem e do Som, com entrada franca.
         Os textos apresentados no livro são originados das intervenções ocorridas no 1º Seminário Leituras e Releituras - O Cinema Popular e a Formação da Identidade Regional: Filmando em Mato Grosso do Sul, realizado em setembro de 2008.
         Neles se estabelece o diálogo entre diferentes pesquisadores e disciplinas ao redor do elemento congregador das intervenções, ou seja, a questão da identidade regional, com diferentes interpretações e leituras sobre os filmes de caráter mais popular que tiveram suas imagens registradas numa determinada porção do território.
         O trabalho contribui com as publicações na área audiovisual sul-mato-grossense e lança um olhar contemporâneo sobre a reflexão da linguagem cinematográfica. Logo em seguida ao lançamento do livro haverá um debate com os autores e será exibido um filme regional ao público com um título “surpresa”.
         “O audiovisual é uma das mais eficientes ferramentas no registro da cultura e suas expressões. Estimular o audiovisual é contribuir com linguagem cinematográfica e possibilitar o registro e a divulgação do patrimônio e da memória sul-mato-grossenses”, afirma Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
         Cláudio Benito O. Ferraz é professor do Departamento de Educação da Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) de Presidente Prudente e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Já Alexandre Aldo Neves é mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados.
          Serviço
          O lançamento do livro “Filmando em Mato Grosso do Sul” acontece dia 9 de julho (terça), às 19 horas no Museu da Imagem e do Som, no Memorial da Cultura, que fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. A entrada para o evento é gratuita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços