Lídice defende mais participação política de mulheres e negros

Da Redação
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu, nesta quarta-feira (17), mais participação feminina e de negros na política, em busca de uma reforma que permita maior representação da "cara multifacetada" do Brasil.
A parlamentar propôs o acompanhamento dos partidos para fiscalizar se são cumpridos o percentual de 5% do fundo para a formação de mulheres, e 10% do tempo de propaganda no rádio e televisão para as candidatas. Um trabalho paralelo ao dos tribunais eleitorais.
– Acho que nós temos que tomar para nós essa tarefa, ou não haverá mudança – disse.
A senadora afirmou que as mulheres são desestimuladas a participar da política. No entanto, segundo Lídice, pesquisas demonstram o contrário, que o povo confia mais nelas para defender os seus interesses. Por isso, o repúdio a parlamentos majoritariamente masculinos.
Além disso, a senadora conclamou os demais colegas a refletir e debater sobre o projeto da reforma política, pautado para agosto. Ela defendeu um sistema eleitoral que possibilite ao cidadão comum ocupar todos os cargos políticos.
– Para isso nós precisamos que os partidos também se abram, que os sindicatos, que as associações de bairro, que toda a estrutura de organização política do país se abra à participação das mulheres – sugeriu.
Lídice ainda destacou o fim dos "showmícios" e dos brindes das campanhas milionárias, para beneficiar representantes das comunidades negras e dos mais pobres. Para a parlamentar é preciso avançar mais e garantir o financiamento público da campanha eleitoral e permitir a renovação dos mandatos políticos.
– É preciso apresentar as condições para que o povo possa se estimular a participar da política. O povo quer a busca de aperfeiçoamento dos mecanismos de democracia direta. Abrindo a possibilidade de qualquer um do povo poder chegar a ser vereador, deputado estadual e federal - observou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços