Introspecção psicológica no festival de cinema independente alemão


Integrando a programação do Festival de cinema independente alemão, que segue até 26 de julho nas salas do Cine Santander Cultural, Cinebancários e Sala Eduado Hirtz, Totem, dirigido pela estreiante Jessica Krummacher, é um filme intrigante e cheio de mistérios. Indicado e premiado em diversos festivais, Totem foi a única contribuição da Alemanha no Festival de Veneza em 2011 e recentemente foi indicado ao prêmio de melhor filme de diretor estreante pelo German Film Critics Association Awards 2013.

O filme é um estudo sombrio sobre uma jovem chamada Fiona que trabalha como empregada doméstica para a família Bauer e é explorada física e psicologicamente. Sob a forma de um texto em prosa subjetivamente narrado, a diretora desenvolve uma perspectiva incomum no mundo da protagonista. Sem um roteiro convencional, ela sempre encena o mundo interior desta constelação familiar que não tem comunicação, paralisado. Pai, mãe, filha e filho, todos vivem suas próprias vidas e é dentro dessa coexistência sem comunicação que ninguém percebe que Fiona tomou uma decisão.

"Totem", palavra misteriosa que reúne uma pluralidade de significados, geralmente é designada a um objeto, animal ou pessoa que seja cultuado como deus ou equivalente por uma sociedade organizada em torno de um símbolo ou por uma religião. É em relação a ele que as coisas são classificadas em sagradas ou profanas. Porém, esconde dentro de si o monossílabo "Tot", um dos vários termos com que em alemão significa morte.


Festival de cinema independente alemão –Até 26 de julho - Salas do Cine Santander Cultural, Cinebancários e Sala Eduado Hirtz


Totem
Dias 17 de julho às 17h, 20 de julho às 15h e 21 de julho às 19h
Local: Cinebancários
Trailer: www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=tUfWE30s5TM


Mais informações:
www.cinemaindependentealemao.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços