Intelectuais de esquerda debatem manifestações



As aspirações da multidão que saiu às ruas do país no mês de junho foram o tema da mesa Da arquibancada à passeata, espetáculo e utopia, que reuniu no início da noite deste sábado três importantes pensadores de esquerda: o intelectual inglês T.J. Clark, o filósofo Vladimir Safatle e o psicanalista Tales Ab’Saber.


No texto que leu no início do debate, Clark declarou que não se pronunciaria sobre as manifestações, por considerar que isso seria presunçoso de sua parte – “Foi-se o tempo em que um intelectual europeu podia cair de paraquedas na política de um país distante e se oferecer para situar o que estava acontecendo”, disse; ao invés disso, falou do uso da imagem pelo Estado desde a Antiguidade e do poder da imagem de persuadir, atrair e convencer – uma “colonização” que, ele acredita, pode ser desfeita. “Nem Pelé consegue desviar essa raiva”, completou, em referência as aclamações contrárias aos gastos e acertos políticos envolvidos na realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas.


No entanto, não houve formas de se furtar ao tema, uma vez que a mesa girou em torno dele a partir das falas de Safatle e Ab’Saber e com as perguntas do público. Ao longo da noite, o inglês ainda partiria de suas reflexões sobre o movimento de esquerda atualmente e sobre a internet para comentar questões como a demanda simples do Movimento Passe Livre – contra o aumento das tarifas do transporte público – e como ela representaria uma esperança para a esquerda atual, opinião que ecoa seu Por uma esquerda sem futuro, ensaio que lança na Flip.


Em sua introdução ao debate, Safatle primeiro descartou a ideia de que o Brasil não é um país de poucas manifestações, destacando que os últimos 20 anos foram um hiato em nossa história nesse sentido. Levantou e desenvolveu brevemente alguns pontos que lhe pareciam relevantes: o de que há um novo ciclo e modelo de embates, relacionando-os às manifestações em outros pontos do mundo; a consciência cada vez mais clara de que vivemos um esgotamento da democracia parlamentar, uma crise de representação que atinge também a imprensa; a busca por um novo ciclo de combate à desigualdade, depois do esgotamento do lulismo, nas reivindicações por melhorias nos serviços públicos. No fim de sua fala, discordou de quem atribui ao pensamento conservador a pauta do fim da corrupção. “O que parece que se quer é que o último mensaleiro petista seja enforcado nas tripas do último mensaleiro tucano”, disse, arrancando aplausos da plateia.


Palmas acompanharam a fala de Ab’Saber, que enxerga a atuação dos “meninos” do Movimento Passe Livre como um trabalho político que lê as contradições da sociedade de classes e entende o ponto em que deve apostar para ganhar força para sua demanda e levar a totalidade para seu lado. Destacou a vitória do MPL contra a polícia: “Eles venceram com três dias de manifestação o longo déficit brasileiro de crítica às instituições policiais e militares que não foi feita na nossa democracia”, disse, sendo imensamente aplaudido ao mencionar os “restos insepultos da nossa ditadura militar”. Para encerrar este momento inicial, tratou de como o pensamento conservador lidou com os protestos, tentando fragmentar a integridade esclarecida e consciente de suas reivindicações do movimento.


O debate continuou com questões como uma irracionalidade tributária no sistema brasileiro, abordada por Safatle, o papel das redes sociais nos acontecimentos e a constituinte que havia sido convocada. O que se afirmou, de forma clara e unânime, foi uma busca pela reformulação da democracia, segundo as reivindicações das últimas semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade