Instituições traçam plano de implantação de unidades experimentais na região do Alto Uruguai

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com objetivo de proporcionar a diversificação para o desenvolvimento da Região do Alto Uruguai através de politicas públicas, busca viabilizar, por meio da Embrapa, ações de transferência de tecnologias voltadas às demandas da agricultura familiar. O projeto prevê a instalação de dez unidades experimentais na região, que devem servir de referência e de transição para o sistema agroecológico.

O plano de execução do projeto envolve representantes da SDR, das unidades da Embrapa Trigo, Uva e Vinho e Aves e Suínos, Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura de Erechim, Cresol e Sutraf Regional. As ações são focadas para atender às demandas da região nas áreas do leite, de fruticultura (melhoria na qualidade da uva e suco), olericultura, entre outras medidas.
O plano ainda prevê instalações de Unidades Experimentais de Pesquisa: três em olericultura, nos municípios de Barão de Cotegipe, Áurea e Aratiba; duas em citricultura, em Mariano Moro e Marcelino Ramos; duas em uva, sendo uma em Erechim e outra em Floriano Peixoto; duas no sistema agrofloretas (no sistema de consórcio erva-mate e árvores), em Severiano de Almeida; e outra no sistema silvipastoril (combinação intencional de árvores, pastagem e gado na mesma área ao mesmo tempo e manejados de forma integrada), no município de Erval Grande; e uma unidade de frutas tropicais com cultivo de banana e abacaxi no município de Itatiba do Sul.

Além das unidades experimentais, o projeto prevê assistência técnica e assessoramento da instituição de pesquisa nas atividades na cultura do feijão, na criação de frango caipira e nas unidades tecnológicas implantadas em seis municípios, que são parcelas especiais com espécies de forrageiras de inverno, como centeio, aveia, azevém, trigo duplo propósito, triticale e trevos.

Até o final do mês julho, estão previstas visitas nas propriedades para elaboração dos projetos, que serão realizados em conjunto com a extensão rural e pesquisa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade