II CURSO: Fundamentos de Hidrogeologia e Proteção das Águas Subterrâneas

JORNADA DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO E PROFISSIONAL 2013
II CURSO: Fundamentos de Hidrogeologia e Proteção das Águas Subterrâneas
Dias 11 e 12 de julho de 2013
ATENÇÃO: INSCRIÇÕES ATÉ DIA 28 DE JUNHO DE 2013

O SIGESP - Sindicato dos Geólogos no Estado de São Paulo, com apoio institucional da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental – ABGE, tem a satisfação de convidá-lo(a) para mais um curso da Jornada de Aperfeiçoamento Técnico e Profissional 2013, contando com instrutora com experiência no assunto.
A Jornada de Aperfeiçoamento Técnico e Profissional possui patrocínio exclusivo do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA, por meio do Convênio No 107/2011 assinado entre o SIGESP e o CREA, no âmbito da Resolução CONFEA
No 1032/2011, com recursos da arrecadação creditada no Código 069 (SIGESP) nos processos de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
O curso é prioritariamente destinado aos profissionais de geologia e geologia de engenharia, porém, também está aberto às demais categorias do sistema CREA/CONFEA, bem como aos correspondentes estudantes em fase de conclusão do curso. Para informações adicionais e inscrições, favor contatar o SIGESP (11 3031-4231 ou email sigesp@sigesp.org.br e site www.sigesp.org.br) ou a ABGE (3767-4361 email abge@ipt.br e site www.abge.com.br ).

Objetivos
Demonstrar os fundamentos de hidrogeologia, abordando as condições de ocorrência dos aquíferos, suas relações com os demais elementos do ciclo hidrológico e os impactos que a atividade antrópica causa na hidrodinâmica e hidroquímica da água subterrânea.
Na parte inicial do curso será efetuada discussão sucinta sobre a função e importância da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e da CAT (Certidão de Acervo Técnico) enquanto instrumentos de fiscalização, cumprimento da legislação e comprovação curricular do exercício profissional.

Conteúdo
 ART - Anotação de Responsabilidade Técnica e CAT – Certidão de Acervo Técnico;
 Ciclo hidrológico: relação entre águas superficiais e subterrâneas;
 Aquíferos: conceito e classificação;
 Propriedades hidráulicas dos aquíferos: condutividade hidráulica e porosidade; homogeneidade e isotropia;
 Movimento da água subterrânea: princípios básicos do fluxo da água subterrânea; mapas potenciométricos, aspectos construtivos de poços;
 Fontes de contaminação: ilustração das principais atividades potencialmente contaminantes das águas subterrâneas;
 Proteção das águas subterrâneas: conceito de vulnerabilidade, áreas de proteção de fonte de abastecimento;
 Experiências no Estado de São Paulo.

Público-Alvo
Geólogos, geólogos que atuam na Geologia de Engenharia como consultores, gestores e técnicos com interesse na área de hidrogeologia e meio ambiente ou envolvidos em atividades de assessoria, consultoria ou pesquisa.

Local
Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT. Avenida Professor Almeida Prado, 532 – Cidade Universitária, Prédio 56 (Mestrados), sala 10, 1o andar.

Cronograma
11 e 12 de julho de 2013 (quinta e sexta) - das 19:00 h às 22:30 h.

Instrutora
Claudia Luciana Varnier é geóloga formada pelo Instituto de Geociências - Universidade de São Paulo (IGc-USP). Desenvolveu mestrado em Hidrogeologia pelo IGc-USP (2001) e doutorado em Hidrogeologia pelo IGc-USP (2007) e Universidade de Waterloo (Canadá). Atualmente é Pesquisadora do Instituto Geológico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (IG/SMA).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços