Iapar e Simepar orientam produtores de café para se proteger da geada

O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Simepar, vinculados ao Governo do Estado, informam que, na madrugada de terça-feira (23), há previsão de geadas na área oeste da região cafeeira do Paraná – compreendendo a faixa que passa por Xambrê, Umuarama, Altônia, Iporã, Mariluz, Alto Piquiri, Jesuítas e municípios vizinhos.

A recomendação aos produtores é fazer imediatamente o “chegamento” de terra no tronco dos cafeeiros com idade entre seis e 24 meses. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro e, depois, retirada com as mãos.

Em lavouras recém-implantadas – de até seis meses de campo –, deve-se enterrar as mudas com uma camada de terra, e mantê-las assim até cessar o risco de geada. Viveiros devem ser protegidos com cobertura (vegetal ou plástico) ou com uso de aquecimento.

Mais informações podem ser obtidas no endereço www.iapar.br ou pelo disque-geada (43) 3391-4500 (o custo é de uma ligação local para telefone fixo).

Nesta terça-feira (23), Iapar e Simepar expedirão outro aviso com dados atualizados sobre a situação meteorológica na região cafeeira do estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços