Hemorio e Inca concentram forças para abastecer estoques de sangue

Proximidade da JMJ estimula campanha de doação de sangue e plaquetas

Até o próximo dia 23 de julho, o Hemorio - órgão da Secretaria de Saúde - e o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) vão promover uma campanha de doação de sangue e plaquetas. O objetivo é abastecer os estoques dos bancos de sangue das Instituições durante os grandes eventos que vão ocorrer na cidade. Ontem (16/07), a unidade móvel do Hemorio esteve no Tijuca Tênis Clube, coletando sangue dos voluntários. Foi a primeira vez que o Hemorio fez uma ação no clube que também vai receber os símbolos da JMJ como a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora.

- Menos de 2% da população doa sangue regularmente. Portanto, esse encontro é uma grande oportunidade para que os jovens também possam doar sangue e tornarem-se doadores habituais, pois sempre há alguém precisando de sangue nos hospitais – explicou a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo.

O Hemorio funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, das 7 às 18 horas e o Banco de Sangue do INCA, de segunda à sexta das 7h30 às 14h30 e, aos sábados, das 8 às 12 horas.

Campanhas e ações

No Brasil, menos de 2% da população doa sangue com regularidade. Para que o Hemorio possa atender toda a demanda do estado, seria necessário que entre 3% e 5% dos moradores do RJ adotassem a prática pelo menos três vezes por ano. Por isso, o Hemorio realiza diversas campanhas de doação de sangue para que a população possa participar e contribuir com esse gesto de solidariedade e cidadania. Um mês antes do Carnaval, o Hemorio lança a campanha Vista a fantasia da solidariedade, em parceria com as escolas de samba do Rio de Janeiro, blocos carnavalescos e foliões.

Em março e agosto é a vez da campanha Universitário Sangue Bom, com a série de coletas móveis em diversas universidades distribuídas no Rio de Janeiro. Em maio, as mulheres estão convidadas para a ação Mulher + Solidária, que tem o objetivo de, a cada ano, aumentar a participação do público feminino através da doação de sangue, com diversas atrações especialmente dedicadas a elas. Em novembro, a Semana do Doador agita o Hemorio com uma grande festa para os doadores que mais se destacaram durante o ano.

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site do Hemorio – www.hemorio.rj.gov.br.

O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

Endereços das Instituições:

HEMORIO

Rua Frei Caneca, nº 8, Centro
Horário de funcionamento: todos os dias de semana, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados.

Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - INCA
Praça Cruz Vermelha, 23 - 2º andar - Centro
Telefones: (21) 3207-1580 / 3207-1021 / 3207-1058

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços