HC promove mutirão de cirurgia de catarata a partir dessa quinta-feira (4)

 
O Hospital das Clínicas da UFPE, através do seu serviço de oftalmologia, promove mutirão de cirurgia de catarata dessa quinta-feira (4) até o próximo domingo (7), das 7h30 às 17h, na unidade hospitalar. A expectativa é que 40 procedimentos sejam realizados durante a campanha.
 
Para isto, foram escalados oito oftalmologistas mais doze residentes do HC/UFPE. A chefe do Serviço de Oftalmologia, Maria Isabel Lynch, explicou que as pessoas que irão se submeter ao procedimento cirúrgico são pacientes do próprio Hospital das Clínicas que estavam na fila de espera para a cirurgia. “Os pacientes foram atendidos no nosso ambulatório e já possuem todos os exames necessários. Entramos em contato com eles para participarem do mutirão”, afirma.
 
Lynch acrescentou que esta mobilização é de grande importância para o Hospital e para a comunidade como um todo. “Imagine que você tem um parente que não enxerga bem e, a partir desta cirurgia, ele terá a chance de recuperar a visão e de se reintegrar à sociedade”, pontuou.
 
A DOENÇA A catarata é o envelhecimento de uma estrutura do olho, o cristalino, que se torna opaco, comprometendo a visão. A cirurgia  possui duração média de vinte minutos e é feita sob anestesia local. O objetivo do procedimento é substituir o cristalino envelhecido por uma lente artificial.  Em geral, a recuperação do paciente também é bastante rápida, em média , em uma semana.
 
O Hospital das Clínicas realiza, em média, 600 cirurgias de catarata por ano. A maioria das pessoas, entre homens e mulheres, que se submete ao procedimento possui mais de 50 anos faixa etária comum para o aparecimento da doença já que uma de suas principais causas é o avançar da idade.
 
Além do HC, mais nove hospitais universitários federais localizados nas cinco regiões do país promovem a mobilização de cirurgia de catarata até domingo (7). A realização dos mutirões integra a Política Nacional de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos de Média Complexidade, do Ministério da Saúde, tendo sido ampliada, nos hospitais universitários, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade