Grupo de Robótica da UFPE participa da 9ª edição do Winter Challenge

Grupo de Robótica da UFPE participa da 9ª edição do Winter Challenge
 
O grupo de robótica Maracatronics do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE irá participar, entre os dias 7 e 9 de julho, da 9ª edição do Winter Challenge, competição nacional organizada pela Robocore. Durante o evento, serão cinco modalidades de competição: combate de robôs, sumô de robôs, seguidor de linha, hockey e trekking. Os 11 alunos da Universidade que participarão do evento irão concorrer com quatro robôs para a categoria combate de robôs. A 9ª edição do Winter Challenge será no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul.

Foto: Divulgação
Estudantes vão concorrer com robôs na categoria combate

Criado em junho de 2012, como um projeto de extensão, o grupo Maracatronics é formado por 15 estudantes de Engenharia Mecânica da UFPE. “O projeto é multidisciplinar e faz com que os alunos tenham, além do aprendizado técnico, noções de gestão de projetos, trabalho em equipe, gerenciamento de recursos, orçamentos e prazos”, explicou o professor André Murilo Pinto, que coordena a iniciativa. Focado no desenvolvimento de projetos em robótica, o carro chefe do grupo é o combate de robôs, mas, de acordo com o professor, o objetivo é investir também em robôs autônomos.
O Winter Challenge não é a primeira competição que o grupo experimentará. No início do mês de junho, os estudantes do Maracatronics participaram da sua primeira competição regional, a Recbotz 0 organizada pela UPE, e venceu nas duas categorias: a principal, que foi o combate de robôs de pequeno porte, obtendo o 2º lugar, e a categoria de seguidor de linha, onde o robô deve seguir uma trajetória predeterminada no menor tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços