Governo recebe jovens e anuncia Passe Livre Estudantil e Câmara de Justiça Restaurativa

Governo recebe jovens e anuncia Passe Livre Estudantil e Câmara de Justiça Restaurativa

O governador Tarso Genro recebeu, na noite de quinta–feira (27), no Palácio Piratini, integrantes do movimento Bloco de Luta pelo Transporte Público. Ele informou aos manifestantes a instauração do Passe Livre Estudantil na Região Metropolitana e a criação da Câmara de Justiça Restaurativa, para acolher denúncias de violência na Capital. As duas medidas foram anunciadas à tarde, em debate do Gabinete Digital sobre reforma política, transmitido ao vivo. Uma semana antes, o governador havia realizado um Governo Escuta sobre as manifestações, com 500 mil acessos pela internet.
Confira as medidas anunciadas pelo governador Tarso Genro durante edição do seminário O Governo Escuta, promovido pelo Gabinete Digital, na tarde de quinta–feira (27), em Porto Alegre.

Medidas iniciais sobre transporte público
– Passe Livre Estudantil: passe livre para estudantes do Transporte Metropolitano do RS (Intermunicipal, visto que sistemas urbanos são regulados pelos municípios);
– Região Metropolitana de Porto Alegre;
– Aglomeração Urbana do Litoral Norte;
– Aglomeração Urbana Sul (Eixo Pelotas/Rio Grande);
– Aglomeração Urbana Nordeste (Eixo Caxias/Bento);

Estudantes beneficiados: Aqueles que residem em um município e estudam em outro, especialmente estudantes do ensino médio e universitário.
Exemplo concreto: Estudantes da Ufrgs que moram em cidades da Região Metropolitana e tomam um transporte regulado pela Metroplan, terão passe livre.

Impacto
– Entre R$ 8 e 10 milhões ao ano.
– 200 mil passes livres/mês.
Como:
– Através de projeto de lei a ser enviado em regime de urgência para a Assembleia Legislativa já na próxima semana.

Suspensão dos reajustes previstos
Em 1º de julho deveriam ser aplicados reajustes na ordem de 5,88% ao sistema metropolitano. A partir da desoneração do PIS/Cofins e de esforço de convencimento do sistema (sem PIS/Cofins, teríamos que aplicar 1,74%. Metroplan está chamando setor para absorver este percentual, em busca do reajuste zero). Estamos solicitando à Agergs a devolução e arquivamento do processo de reajuste.
Foto: Camila Domingues

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços