Governo, iniciativa privada e universidades discutem qualificação profissional

Governo, iniciativa privada e universidades discutem qualificação profissional



O Governo do Paraná reuniu nesta terça-feira (02), no Palácio das Araucárias, representantes de secretarias estaduais, universidades, federações de trabalhadores e da iniciativa privada para debater qualificação profissional. O encontro faz parte do comitê gestor Geração de Emprego e Renda do programa paranaense do Trabalho Decente.

O secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, explicou que a criação do programa Paraná Competitivo, em 2011, já atraiu mais de R$ 20 bilhões em novos investimentos e está criando 136 mil empregos com carteira assinada em todas as regiões. A instalação de empresas aumentou a demanda por mão de obra qualificada e muitas vezes específica, como nos setores de petróleo e gás e tecnologia.

“Estamos preocupados em preparar os trabalhadores paranaenses para atender a demanda da iniciativa privada. Vamos montar amplo diagnóstico do que está sendo feito em termos de qualificação e relacionar às reais necessidades dos empresários”, disse Romanelli.

O secretário em exercício de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, reforçou que a qualidade da mão de obra é um dos principais fatores de escolha do local do empreendimento. “É um ponto decisivo para o empresário. Precisamos atender os pedidos já existentes e nos adiantar às demandas futuras”.

ENTIDADES - O comitê de Geração de Emprego e Renda é formado pelas secretarias estaduais do Planejamento, Justiça, Fazenda, Indústria e Comércio e Desenvolvimento Urbano; a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Força Sindical, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB); a Associação Comercial do Paraná (ACP), Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná; a Universidade Tecnológica do Paraná (UFTPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Associação dos Municípios do Norte Pioneiro do Paraná (Amunorpi) e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

O representante da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ernanes Ferreira, elogiou a interação dos órgãos que deve melhorar as oportunidades de emprego e renda, sobretudo aos jovens. “Temos condições de traçar ações efetivas que melhorem a qualidade de vida da população paranaense”, disse.

Rodrigo Goulart, representante da ACP, acrescentou a preocupação no atendimento das necessidades dos micro e pequenos empresários. "É a realidade da nossa entidade, vamos ajudar a elaborar esse diagnóstico".

PRONATEC - O Paraná tem 90 mil vagas para cursos técnicos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são levados à população paranaense pelo Governo do Estado e parceiros como as instituições do Sistema S (Senai, Senac e Senat) e o Instituto Federal do Paraná. O salário do trabalhador com curso técnico é 24 % maior.

Dentro do Pronatec, a Secretaria de Estado da Educação conta com 19 mil vagas em cursos de qualificação profissional. As vagas são destinadas a estudantes do 2° e 3°anos do ensino médio, com idade entre 16 e 18 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços