Governo entrega 24 veículos para monitoramento do clima e fiscalização ambiental

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, entregou, nesta quarta-feira (03), 24 veículos para monitoramento dos rios, estações meteorológicas, identificação de riscos de deslizamentos e no apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Para aquisição dos carros, foram investidos R$ 1 milhão. Os veículos serão usados pelo Instituto das Águas do Paraná, Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Simepar, Mineropar e escritórios regionais da Secretaria do Meio Ambiente no Paraná.

A renovação da frota integra as ações do Programa de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e desenvolvido em parceria com o Banco Mundial. O Projeto totaliza R$ 53 milhões em investimentos. “Esses investimentos fortalecem a estrutura operacional das instituições e ampliam a capacidade de tomar medidas preventivas e também de auxiliar na resposta aos desastres naturais”, afirma Cheida.

CAMPO - Seis caminhonetes vão auxiliar o Instituto das Águas Paraná nas operações de monitoramento dos recursos hídricos. O presidente do instituto, Marcio Nunes, explica que os novos veículo são próprios para trafegar nos locais onde estão instaladas as estações hidrométricas, que medem o nível dos rios e a quantidade de chuva ocorrida a cada 15 minutos.

“Além das 100 estações entregues recentemente pelo Programa, estes veículos vão ajudar no trabalho de campo, especialmente, nos municípios afetados com as fortes chuvas dos últimos dias”, destaca Marcio Nunes.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) recebeu duas caminhonetes que, segundo o presidente Eduardo Alvin, serão usadas na operação das estações que medem a intensidade da chuva, a direção e magnitude dos ventos e a radiação solar, instaladas em locais de difícil acesso. “O Paraná avançou muito no que diz respeito à modernização do sistema meteorológico. Aumentamos de 100 para 400 o número estações de monitoramento”, explica Alvin.

RISCOS – O veículo entregue a Mineropar (Minerais Paraná S.A.) também auxiliará no trabalho de campo, que inclui a identificação de riscos de deslizamentos como, por exemplo, sinais de escorregamento em encostas, obstáculos ao escoamento superficial e terrenos expostos a erosões.

O presidente da Mineropar, José Antônio Zem, informou que a entidade atua no Mapeamento dos Riscos de Deslizamentos, para alertar comunidade, Defesa Civil e prefeituras. “Esse tipo de veículo é fundamental para inspeções de campo, permitindo estabelecer correlações entre o volume de chuva e a ocorrência de deslizamentos”, enfatizou Zem.

Já o Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) recebeu 11 veículos para ações de georreferenciamento, topografia e levantamentos cadastrais dos imóveis rurais envolvidos no programa “Minha Terra Paraná” de regularização fundiária.

O presidente do ITCG, Amilcar Cabral, conta que além da regularização fundiária, o instituto vai repassar veículos para o atendimento nos escritórios regionais de Ponta Grossa e Guarapuava e um dos carros será entregue à Defensoria Pública, para ajudar no ajuizamento de ações de usucapião.

“Muitas comunidades são distantes e isoladas e as caminhonetes vão facilitar o acesso a esses locais. Além disso, vai permitir maior distribuição de técnicos para o trabalho de campo em todo o estado”, afirma o diretor-presidente do ITCG, Amilcar Cabral.

Os técnicos da Secretaria do Meio Ambiente receberam oito veículos para a fiscalização e o monitoramento ambiental.

AFETADOS - O chefe da Divisão da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edmilson de Barros, disse os veículos vão fortalecer as ações integradas nesse momento crítico, por causa das chuvas. Os veículos entregues serão utilizados, neste momento, na fiscalização ambiental das cidades em situação de emergência, já que o nível dos rios ainda não desceu ao normal.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil do Paraná, as chuvas causaram danos em 106 municípios e afetaram 136,8 mil pessoas. Dados do Instituto das Águas do Paraná informam que o mês passado foi o junho mais chuvoso desde 1997, superando a média histórica entre os dias 19 e 25.

“As ações do Projeto de Fortalecimento da Gestão de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais já estão tendo efeito positivos, nos locais mais suscetíveis, com os alertas às comunidades”, ressaltou o coronel Barros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços