Governo do Estado lança 2ª edição do Projeto Hospitais Filantrópicos


Joinville,


O governador Raimundo Colombo e o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, lançaram na manhã desta segunda-feira, 15, a 2ª edição do Projeto Hospitais Filantrópicos, que visa atender 56 hospitais em 51 municípios catarinenses com ações de eficiência energética. Serão destinados R$ 9,5 milhões para essa etapa do projeto, com a redução do consumo em aproximadamente 5.024 MWh/ano.

“Com esta ação, as faturas de energia elétrica dos hospitais irão reduzir, e esses recursos vão sobrar, podendo ser investidos no que for necessário na saúde. É também uma forma de manter as unidades filantrópicas, que passam por dificuldades com a tabela do SUS, que remunera bem abaixo do custo em diversas áreas”, esclareceu Colombo.
Para essa edição do projeto, serão realizadas etapas de pré-diagnóstico, diagnóstico energético, medição de resultados e substituição dos equipamentos elétricos antigos por novos ainda em julho de 2013. As atividades podem levar dois anos para serem concluídas. “Nosso objetivo é substituir os equipamentos elétricos antigos por outros mais modernos e eficientes, que consomem menos energia”, explicou o presidente Cleverson Siewert.
A redução do consumo estimada para os 56 hospitais é equivalente a energia para atender 2.321 residências catarinenses por ano. Essa edição que vai beneficiar 51 municípios – 20% das cidades em Santa Catarina – pretende reduzir em 15% o faturamento de energia em cada hospital.
O Projeto já atendeu, em 2012, 26 hospitais, em uma área geográfica com população estimada de 2,6 milhões de pessoas. Naquele ano, o Hospitais Filantrópicos I promoveu a eficientização de sistemas de iluminação, condicionadores de ar, refrigeradores, força motriz e equipamentos de esterilização em 26 hospitais.
O Programa de Eficiência Energética
A iniciativa desenvolve ações para a redução do consumo de energia elétrica e da demanda de potência de residências, instituições sem fins lucrativos e hospitais catarinenses. O programa existe há mais de 24 anos e compreende nove projetos com foco no uso seguro e racional da eletricidade das 18h30min às 21h30min, considerado horário de pico. Em 2012, foram investidos quase R$ 36 milhões na substituição de equipamentos antigos e ineficientes por aparelhos modernos. Em ações como troca de lâmpadas, refrigeradores e condicionadores de ar e implantação de sistema de aquecimento solar foi possível a redução do consumo de 13.089,33MWh e de 4.893,73KW na demanda de ponta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços