Governo do Estado divulga Mapa de Cultura na Feira Literária de Paraty

Meta é localizar, catalogar e divulgar as manifestações culturais dos municípios

A Secretaria de Cultura, patrocinadora oficial da 11ª Feira Literária de Paraty (Flip), terá um estande próprio no evento, montado ao lado da Tenda dos Autores. No local, o visitante poderá conhecer o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro, projeto realizado pela secretaria, com patrocínio da Petrobras. O Mapa é uma enciclopédia online da cultura fluminense, um portal com roteiros e informações sobre as principais manifestações culturais de todos os municípios do estado. A Flip começou nesta quarta-feira (3/7) e acontece até o próximo domingo (7/7).

Decorado com textos e imagens mostrando diferentes manifestações culturais das oito regiões do Rio de Janeiro, o estande disponibiliza quatro computadores para os visitantes naveguem no Mapa e conheçam melhor seu conteúdo. Além disso, serão exibidos em um monitor de alta definição vídeos e imagens do Mapa. Ao todo, foram selecionados 10 vídeos e mais de 140 fotos para, a partir deles, levar o visitante por essa viagem virtual à cultura dos 92 municípios do Rio. Recepcionistas treinadas estarão a postos para orientar os visitantes em sua navegação.

Segundo Paulo Vidal, diretor do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), mostrar o Mapa de Cultura na Flip é uma iniciativa que traz ganhos para toda a sociedade.

– O foco principal do Mapa é dar visibilidade à rica cultura produzida no estado, sobretudo no interior. Com o Mapa, todo mundo, esteja onde estiver, tem a oportunidade de saber sobre o patrimônio material e imaterial riquíssimo de nosso estado – disse Paulo.

Mapa de Cultura
O Mapa de Cultura tem recursos de georreferenciamento e oferece um mergulho na cultura do Rio a partir de um levantamento de espaços culturais, calendário fixo, principais destaques do patrimônio material, imaterial e natural de cada cidade. Ao todo, são mais de três mil verbetes, 93 vídeos e sete mil fotos sobre os 92 municípios do Rio. A pesquisa no Mapa pode ser feita por municípios – com uma home page para cada um dos 92 municípios – ou por categorias. O portal é colaborativo e estará sempre aberto a novos conteúdos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade