Governo do Estado destaca atuação dos bombeiros e avalia situação do Mercado Público


Foto destaque

O Governo do Estado, por meio da Casa Civil e da Secretaria de Segurança Pública, acompanhou desde a noite de sábado (06) os trabalhos do Corpo de Bombeiro e os desdobramentos do combate ao incêndio que atingiu o Mercado Público de Porto Alegre.

Na manhã deste domingo (7) os secretários da Casa Civil, Carlos Pestana, e Airton Michels, da Secretaria de Segurança Pública e o Comandante da Brigada Militar, Cel. Fábio Duarte Fernandes, participaram de reunião com a Prefeitura de Porto Alegre e os permissionários do Mercado Público, e realizaram uma visita para avaliar as condições do local.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, graças à atuação do Corpo de Bombeiros, os danos foram minimizados. "Os bombeiros foram acionados às 20h34 e, em quatro minutos, estavam no local. Isso garantiu que o fogo atingisse cerca de 25% do Mercado Público, e o piso inferior fosse praticamente preservado", destacou.

Prefeitura e comerciantes
Pestana ainda colocou a estrutura do Estado à disposição para auxiliar a Prefeitura de Porto Alegre, e garantiu uma linha de microcrédito e financiamentos subsidiados para os comerciantes que tiveram seus empreendimentos atingidos pelo fogo, para que assim as perdas sejam minimizadas. "O Mercado Público é um patrimônio de todos os gaúchos. O governador Tarso Genro, como ex-prefeito da Capital e frequentador do local, também lamentou muito ocorrido".

O secretário Airton Michels, reforçou que é importante valorizar o trabalho dos bombeiros, que conseguiram controlar as chamas e evitar danos e prejuízos bem maiores. Da mesma forma, a equipe do Instituto-Geral de Perícias rapidamente assegurou o acesso dos comerciantes aos estabelecimentos do piso térreo, para que pudessem verificar as condições de seus estabelecimentos. "O Rio Grande do Sul está traumatizado com o incêndio da Boate Kiss, mas a situação no Mercado Público de Porto Alegre foi bem diferente. O prédio tem diversas saídas. Caso o fogo tivesse ocorrido durante o horário de funcionamento, as pessoas não teriam enfrentado os mesmos riscos que em Santa Maria".

Já o Comandante-Geral da Brigada Militar, Cel.Fábio Duarte Fernandes, explicou que durante o incêndio 70 bombeiros, 65 policiais e 15 viaturas do Corpo de Bombeiros atuaram no combate ao fogo. "Tivemos uma ação exitosa e o incêndio ficou confinado, o que garantiu que a estrutura, aparentemente, não fosse afetada, e ninguém ficasse ferido", disse.

Texto: Joice Proença
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços