Governo capacita agentes do Programa Telessalas do Trabalhador

A Secretaria Estadual do Trabalho está capacitando nos dias 3 e 4 (quarta e quinta-feira), em Curitiba, cerca de 120 agentes e tutores regionais do Programa de Orientação Profissional (POP) para atuarem nas telessalas do trabalhador.

A coordenadora estadual da Divisão de Intermediação de Mão de Obra, Angela Cartens, disse que o treinamento é importante para troca experiências, sugerir mudanças e colher novas ideias dos participantes com objetivo de adaptar a orientação profissional a realidade local de cada município onde a Telessala do Trabalhador está instalada. “Nosso objetivo é capacitar agentes e tutores que atuarão na ponta e passar o máximo de conhecimento para que tenham condições de realizar um bom trabalho de orientação profissional”, destacou.

A partir do dia 1° de agosto terá início nas Telessalas do Trabalhador o módulo de Informática Básica e de Direitos e Deveres do Trabalhador. “Após este treinamento, os agentes farão em seus municípios a divulgação das oficinas de melhoria das competências, quais serão os módulos de aprendizagem, prazo para inscrição, calendário das aulas e local onde serão ministrados os cursos”.

Além da oficina de melhoria das competências, o Programa de Orientação Profissional inclui outros três instrumentos de orientação profissional. “O objetivo é levar ao trabalhador oportunidades e condições de acesso à qualificação profissional”, destacou o secretário estadual do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli.

Pensando nisso, está sendo elaborado um teste que será disponibilizado no portal da Secretaria, de como a pessoa deve se preparar para uma entrevista de emprego. Mini cartilhas vão orientar o trabalhador para elaborar um currículo vitae. Além disso, DVDs estão sendo produzidos com palestras sobre empregabilidade que serão apresentados aos trabalhadores nas Agências do Trabalhador.

TELESSALAS - O secretário Luiz Claudio Romanelli e o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Irineu Colombo, assinaram no dia 26/06 o termo aditivo do convênio para a retomada e ampliação do Programa Telessalas do Trabalhador. Atualmente, são 125 telessalas instaladas nas Agências do Trabalhador de todo o Estado que oferecem oficinas de capacitação para os trabalhadores paranaenses.

Segundo Romanelli, o programa é um exemplo de parceria bemsucedida entre as várias instâncias governamentais e deverá ser ampliado gradativamente para todas as 220 agências do trabalhador do Estado.

“Na primeira etapa do programa, oferecemos cursos para mais de 4 mil trabalhadores. Nesta nova etapa, pretendemos qualificar mais 5 mil pessoas. Temos um excelente parceria com o IFPR e queremos ampliar o programa, que efetivamente consegue preparar os trabalhadores para o ingresso, a permanência e a progressão no trabalho”, afirmou Romanelli.

Para o reitor Irineu Colombo, o programa Telessalas do Trabalhador contribui para a inserção social e melhoria do desempenho dos trabalhadores “Os cursos ministrados são dinâmicos, motivadores e auxiliam efetivamente os trabalhadores. É uma importante ferramenta para a orientação e qualificação profissional que proporciona ao trabalhador conteúdos para aprimoramento pessoal e profissional”, diz.

O programa das oficinas de melhoria das competências para o trabalho objetiva melhorar o desempenho dos trabalhadores nos processos seletivos. As aulas são transmitidas via satélite, ao vivo, com o acompanhamento de um tutor local Os conteúdos são ministrados por professores do IFPR, com módulos de marketing pessoal, relações Interpessoais, inglês, espanhol, empreendedorismo, português e matemática básica.

O público-alvo das telessalas são trabalhadores com dificuldade de inserção no mercado de trabalho, mulheres com mais de 40 anos chefes de família, beneficiários de seguro-desemprego, jovens que buscam o primeiro emprego, autônomos, prestadores de serviços, artesãos e empreendedores individuais e da economia solidária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços