Governo amplia atendimento pedagógico a estudantes internados

A Secretaria de Estado da Educação ampliou o Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) nos últimos três anos. Nesta semana, a Secretaria fez convênio com o Hospital do Câncer de Londrina. É a 17.ª instituição que atenderá estudantes de escolas estaduais temporariamente internados por causa de doença. As aulas também podem dadas na casa do aluno, em tratamento de saúde.

Três professores e um pedagogo estão disponíveis para cada entidade conveniada, que cede um espaço pedagógico para as aulas. “O convênio dá oportunidade de os alunos continuarem com as aulas e com o vínculo com a escola”, explicou a diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, Walquiria Onete Gomes. Ela afirma que o Sareh contribui para a melhoria clínica do paciente, porque estabelece um projeto de vida além da doença.

O Hospital do Câncer de Londrina é referência para oito Regionais de Saúde na área infantil, com abrangência a mais de 200 municípios. São cerca de 1.250 atendimentos diários entre adultos e crianças, e aproximadamente, 5 mil usuários em tratamento por mês. Atualmente estão em tratamento no hospital mais de 16 mil pacientes.

AMPLIAÇÃO – Em três anos, a Secretaria da Educação ampliou o número de alunos beneficiados com o serviço. Entre 2007 e 2010, foram feitos mais de 40 mil atendimentos em hospitais e 20 professores atendiam nas casas dos alunos. Somente no ano passado foram quase 30 mil atendimentos e perto de 600 professores ensinaram alunos em casa.

“A atual política estadual está sensibilizada para a oferta desse serviço, uma vez que passamos de oito convênios, entre 2007 e 2012, para atuais 17 convênios”, ressaltou Walquiria Gomes.

CONVÊNIOS - O Sareh atua na Associação Hospitalar de Proteção à Infância Doutor Raul Carneiro/Hospital Pequeno Príncipe, Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Hospital do Trabalhador, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Universitário Evangélico, Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier, todos em Curitiba.

Ainda há convênios com o Hospital Universitário de Maringá; Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, em Londrina; Hospital do Câncer de Cascavel e Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel; Hospital Infantil Dr. Waldemar Monastier, em Campo Largo; Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, Clínica H. J., em União da Vitória; Comunidade Terapêutica Melhor Viver e Comunidade Terapêutica Rosa Mística, em Ponta Grossa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços