Governador Tarso Genro recebe ministro do Turismo de Cuba


Foto destaque

As relações de cooperação entre Rio Grande do Sul e Cuba foram reafirmadas nesta segunda-feira (15), com a visita do ministro do Turismo de Cuba, Manuel Marrero Cruz, ao governador Tarso Genro, no Palácio Piratini. No encontro, o ministro anunciou o projeto futuro de estabelecer um escritório de representação em Porto Alegre.

Tarso reforçou a postura do Governo do Estado de solidariedade ativa com o país. "O momento que Cuba vive é muito importante para toda América Latina. Continuamos à inteira disposição nas relações econômicas, institucionais e culturais, e temos todo interesse em colaborar para que a reestruturação ocorra de forma exemplar", destacou.

Para Marrero, o Estado é um símbolo de apoio e colaboração ao seu país. "No RS, é onde se consolida o maior potencial de amizade entre Brasil e Cuba. Temos uma intensa relação, e o governador Tarso Genro contribui muito para nosso desenvolvimento e intercâmbio comercial", afirmou. Segundo a secretária do Turismo, Abgail Pereira, o RS foi destaque na Feira Internacional de Turismo de Cuba, em maio deste ano. "O Turismo é um importante vetor de desenvolvimento, e estamos trabalhando na promoção de nosso Estado para colocá-lo no cenário mundial", ressaltou.

O ministro e comitiva estão no Estado para participar do workshop Destino Cuba, evento promovido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e destinado às operadoras e agências de viagens. O objetivo é de apresentar as potencialidades da ilha caribenha como rota turística, além de intercambiar turistas cubanos e gaúchos. Na última semana, a companhia Cubana de Aviação lançou o voo direto entre São Paulo e Havana, reduzindo em até 12 horas a viagem entre os dois países.

Também participaram do encontro o cônsul para Assuntos Comercias de Cuba em São Paulo, Rene Capote, e a assessora de relações internacionais do Estado, Norma Espíndola.

Cooperação RS - Cuba

O processo de cooperação entre Rio Grande do Sul e Cuba foi iniciado pelo governador Tarso Genro em 2012. O Estado realizou duas missões ao país no ano passado, e desde então mantém uma intensa agenda de projetos bilaterais. Veja alguns resultados:

Agricultura - Em março de 2013, uma comitiva com 10 técnicos cubanos chegou ao RS para capacitação na produção de arroz, leite e frutas nativas. Em contrapartida, o grupo apresentou seu bem sucedido modelo de agricultura sustentável.

Alimentos - O Governo do Estado irá viabilizará a exportação de produtos da CCGL, grande rede de cooperativas gaúchas, com o objetivo de abrir o mercado de Cuba para o RS no comércio de carnes, lácteos, arroz, feijão e farinha.

Cultura - Mostra de curtas gaúchos foi realizada em Cuba, em dezembro de 2012. Previsão de mostra de longas gaúchos em Havana ainda este ano, e de produções cubanas no RS. Participação na 22ª Feira Internacional do Livro de Cuba, com acordos de cooperação na literatura.

Turismo - Em maio deste ano, o Governo do Estado participou da FITCuba 2013 - Feira Internacional de Turismo de Cuba, por meio da parceria entre a Setur e Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, apresentando o vinho gaúcho e o RS como destino turístico.

Saúde - Representantes do Laboratório Farmacêutico do RS (Lafergs) iniciaram no mês de abril um processo de intercâmbio nas áreas de tecnologia farmacêutica e biotecnologia com potenciais parceiros identificados na missão de novembro de 2012.

Texto: Letícia Kiraly
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços