Governador recebe representantes da juventude para debater passe livre estudantil


Foto destaque

Lideranças da juventude, representantes de entidades estudantis e de partidos discutiram, nesta quarta-feira (17), com o Governo do Estado, o Projeto de Passe Livre Estudantil. O PL apresentado pelo Governo gaúcho em maio deve ser votado após o recesso parlamentar. Os estudantes foram recebidos no Palácio Piratini pelo governador Tarso Genro, pela chefe-adjunta da Casa Civil, Mari Perusso, e pelo coordenador da Assessoria Superior, João Victor Domingues.

"Não fomos pegos de surpresa pelas pautas das ruas, exceto pela questão do passe livre, que transformamos em política pública", ressaltou o governador Tarso Genro, ao fazer uma análise do papel da juventude e das bandeiras levantadas pelas manifestações sociais. Tarso também lembrou que o Governo do Estado já possui políticas sintonizadas com as demandas sociais, como combate à corrupção, investimentos em saúde e educação.

Os estudantes consideram a apresentação do passe livre uma resposta positiva e rápida do Governo do Estado às bandeiras dessas manifestações e apresentaram questionamentos quanto aos critérios do PL, como níveis de escolaridade e cidades beneficiadas.

A ideia, de acordo com Marcos Puchalski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Porto Alegre, é montar um Grupo de Trabalho para poder discutir mais profundamente este projeto e a viabilidade de atender o resto dos estudantes do RS. "Já que a proposta atende apenas uma parte e há uma demanda muito grande de estudantes de outras regiões que não serão atingidos, e que sua forma de transporte pra estudar são associações, onde o Estado não consegue gerir este deslocamento", justifica ele.

As cidades não incluídas no Projeto de Lei e que não possuem linhas de transporte, mas cuja locomoção dos estudantes acontece por fretamento, também foram abordadas pelos representantes da juventude. "Sabemos que o fretamento existe porque não há linhas naquelas localidades, como é o caso de muitos locais próximos a Santa Maria", explica a secretária da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), Iris de Carvalho.

Sugestões e questionamentos apresentados pelos estudantes serão reunidos pelo Governo do Estado nas próximas duas semanas e devem embasar o texto do PL, que será votado na Assembleia Legislativa no segundo semestre. O GT deve continuar se reunindo a fim de avançar nas melhorias do serviço público, como busca de melhoria da qualidade. Outras áreas, como segurança e educação, também serão abordadas pelo GT nos próximos meses. O grupo já se reuniu com o governador em março, após a conclusão da Jornada de Lutas da Juventude.

Texto: Anna Magagnin
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços