Gabinete Digital participa de seminário internacional em Portugal

Foto destaque
  • Secretário-Geral de Governo, Vinícius Wu apresentou a experiência gaúcha de democracia em rede
O Gabinete Digital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul foi um dos destaques da XIII Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), na tarde desta quinta-feira (04), em Cascais, Portugal. O secretário-geral de Governo, Vinícius Wu, apresentou ao público do Centro de Congressos do Estoril a experiência gaúcha de democracia em rede, além de falar sobre o fenômeno social representado pelas manifestações que tomaram as ruas do Brasil nas últimas semanas.

"Se fizéssemos esse encontro há três semanas atrás, certamente minha fala seria diferente", disse Wu, referindo-se ao contexto dos protestos. Para o secretário, na raiz das manifestações estão o esgotamento do pacto político brasileiro e a crise de representação democrática que atinge diversos países do globo.
Um cenário do qual, afirma o secretário, devem emergir mais canais de participação e diálogo direto com a sociedade por meio das novas tecnologias, a exemplo do Gabinete Digital. O órgão do governo gaúcho protagonizou, nas últimas semanas, uma série de diálogos transmitidos ao vivo com o governador Tarso Genro, manifestantes, especialistas e a sociedade gaúcha sobre os protestos e o tema da reforma política.

O debate também contou com Tiago Peixoto, especialista em Governo Aberto do Banco Mundial, Graça Fonseca, vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Marc Garriga, especialista em Open Data e Open Government, e João Vasconcelos, diretor da Agência para a Modernização Administrativa de Portugal. Ao término do encontro, o ex-governador Olívio Dutra participou da mesa redonda Os Desafios da Democracia no Século XXI.

Nesta sexta-feira (05), Wu apresentará o Sistema de Participação Popular e Cidadã do Rio Grande do Sul, que incorpora, além do Gabinete Digital, as Interiorizações de Governo, o Conselho de Desenvolvvimento Econômico e Social (Cdes-RS), os Diálogos para o Desenvolvimento e o Ciclo Orçamentário, que realiza assembleias regionais e municipais nas 497 cidades gaúchas.
O distrito de Cascais, a cerca de 20 minutos de Lisboa, foi eleito pela Comissão Europeia, em 2012, como a capital internacional da cidadania e da democracia participativa.

Ainda em Portugal, o Gabinete Digital também será um dos cases no seminário "Cenários para o Futuro da Ibero-América", realizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra nos próximos dias 8 e 9.
Na sede da Fundação Calouste Gulbenkian, nomes como o professor Ronaldo Lemos, fundador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e diretor do Creative Commons Brasil, e Tiago Peixoto, do Banco Mundial, e Marco Aurelio Ruediger, da FGV, participarão de uma mesa moderada pelo secretário Vinícius Wu, colocando em pauta o tema "Novas Relações entre Estado e Sociedade: Participação e Cidadania".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade