Fórum do Controle Social do SUS da Amazônia começa na quarta-feira

forum01Sete Estados da Amazônia Legal já confirmaram a participação no 2º Fórum do Controle Social do SUS da Amazônia, nos dias 10, 11 e 12 deste mês, em Rio Branco, no auditório da Firb/Faao. A solenidade de abertura será na quarta-feira, 10, a partir das 19 horas. Nos demais dias as atividades se iniciam às 8 horas.
Os organizadores estimam a participação de mais de 450 pessoas entre conselheiros, gestores, trabalhadores em saúde, acadêmicos e a população civil organizada. Foram convidados para a cerimônia de abertura o governador Tião Viana, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre Aguiar, a secretária de Estado de Saúde Suely Melo, a secretária Municipal de Saúde Marcilene Alexandrina, o promotor de Saúde do Ministério Público do Acre Gláucio Ney e demais autoridades do Estado.
Participam do evento os conselheiros estadual e municipal dos 22 municípios do Acre, bem como dos Estados de Rondônia, Amazonas, Tocantins, Pará, Amapá, Sergipe e Roraima.
O fórum é realizado pelos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde, e conta com a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde. Em 2012, o evento foi sediado em Rondônia, desde então alguns avanços já foram alcançados na área. Serão três dias de debates sobre a saúde pública na região.
Dentre os assuntos abordados estão: os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto social e institucional da Amazônia, financiamento do SUS na Amazônia, serviços de saúde em localidades de difícil acesso, plano de saúde para Amazônia Legal e os desafios para efetivação do controle social na Região Amazônica.
Para a coordenadora do 2º Fórum de Controle Social da Amazônia Legal, Elisama Lima as propostas serão elaboradas com objetivo de contribuir para melhorar, cada vez mais, os serviços de saúde ofertados à população. As propostas serão apresentadas, em um segundo momento, ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Ministério da Saúde (MS).
“Com a apresentação das propostas nosso objetivo é realizar um encontro nacional dos fóruns do sul, sudeste e do norte, para discutirmos a realidade da saúde em cada região do Brasil, visando fortalecer o controle social, ou seja, organização dos conselhos de saúde”, diz Elisama.
A coordenadora ressalta que as palestras serão ministradas pelos técnicos do Ministério da Saúde Fernando Luiz, Irania da Silva e André Bonifácio. “Após as palestras serão organizados grupos de trabalhos nos quais os participantes, além de trocar experiências, irão apontar onde estão as falhas na saúde pública, de acordo com a região de cada um, para então criarem proposta que possibilitem a resolução dos problemas detectados”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços