Flexa critica governo por tentar resolver problemas da saúde com MP

Da Redação
Em pronunciamento nesta quarta-feira (17), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) criticou a tentativa do governo de resolver o problema da saúde no Brasil com a edição de uma medida provisória. A MP 621/2013, conhecida como MP dos Médicos, chegou ao Congresso na última semana e já recebeu quase 600 emendas. O texto é alvo de protesto de médicos e estudantes de medicina pelo país.
- O que estamos vendo pelo Brasil afora são todos os médicos se colocando contrários não ao atendimento qualificado na saúde para os brasileiros, mas à forma midiática de resolver a questão da saúde, que é crônica no país, através de uma medida provisória. Nós não concordamos com essa forma – afirmou o senador.
A MP cria o programa Mais Médicos, com o objetivo de aumentar o número desses profissionais na rede pública de saúde em regiões carentes do interior e da periferia de grandes cidades. Entre as medidas previstas está a contratação de médicos estrangeiros sem a necessidade de revalidação do diploma. Além disso, estudantes de medicina terão que atuar no Sistema Único de Saúde por dois anos, graças a mudança curricular.
O senador leu artigo escrito por seu filho, o médico Fernando Flexa Ribeiro Filho, sobre o programa. Para o autor, o pacto proposto pelo governo, na verdade, é uma decisão unilateral. Além disso, na opinião do médico, transfere para esses profissionais a responsabilidade pela “saúde caótica” do país.
“O principal problema da saúde pública não é a falta de médicos, mas o subfinanciamento público da saúde”, argumenta o autor do artigo. Ele diz que o viés político faz com que o gasto, já baixo, ainda seja equivocado, concentrado em investimentos, enquanto o custeio fica comprometido. “Qualquer pessoa que conheça um mínimo de saúde pública sabe que o custeio é o maior entrave para operacionalização do SUS”, opina o médico em seu artigo.
Flexa Ribeiro afirmou que debaterá com profundidade o tema da MP e se disse favorável à realização de audiências públicas sobre o assunto. Para ele, é necessário aperfeiçoar a matéria para que os brasileiros tenham acesso a uma saúde melhor.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade