Festival do Teatro Brasileiro 2013 – Cena Paranaense traz oficinas de qualificação a Porto Alegre nesta 13ª edição

A Companhia Brasileira de Teatro, a Cia. de Palhaços e o Tato Criação Cênica, três reconhecidos grupos que integram o FTB – Cena Paranaense ministram oficinas de qualificação durante o festival, que acontece no RS entre os dias 26 de julho e 16 de agosto. Nos dias 29 e 30 de julho acontece a oficina Prática de Teatro Contemporâneo, na sala Cláudio Hemann, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ministrada por Giovana Soar, da Companhia Brasileira de Teatro, é direcionada a profissionais e estudantes de teatro. De 29 de julho a 1º de agosto, Marcio Abreu, também da Companhia Brasileira de Teatro, ministra a Oficina de Dramartugia, que será realizada na sala Hermes Mancilha. O público alvo são atores, profissionais da área e estudantes de artes cênicas. Nos dias 5 a 9 de agosto acontece a oficina Em busca de uma dramaturgia física, com Katiane Negrão e Dico Ferreira, da Tato Criação Cênica. E por fim, dias 6 e 7 de agosto, pessoas a partir de 16 anos poderão realizar a oficina Levando o Riso a Sério, na sala Marcos Barreto da CCMQ, ministrada por Rafael Barreiros, da Cia. de Palhaços.


Mais detalhes sobre as oficinas:

Oficina Prática de Teatro Contemporâneo, com Geovana Soar, da Companhia Brasileira de Teatro
Sala Cláudio Hemann - CCMQ
De 29 a 30 de julho, das 14h às 18h
Carga horária: 8h

- Esta oficina parte do estudo de alguns exemplos de escrita de teatro contemporâneo, e do repertório da companhia brasileira de teatro.  A partir de sua analise tenta compreender seus desdobramentos na cena e no ator.
Para uma nova escrita é necessário um novo ator e uma nova visão sobre o espaço do teatro, no seu mais amplo sentido.
Na oficina serão utilizados textos de diversos autores da dramaturgia francesa contemporânea, onde a questão da língua/linguagem, a tradução, sua adaptação para a língua portuguesa, entre outras considerações, também serão temas abordados.
Os integrantes da oficina poderão entrar em contato com novos textos, autores e estímulos provocados a partir de novas dramaturgias.


Oficina de dramaturgia, com Marcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro
Sala Hermes Mancilha – CCMQ
De 29 de julho a 01 de agosto, das 9h às 12h
Carga horária: 12h

- A oficina envolve processos criativos a partir da obra de autores contemporâneos. Durante o encontro, será proposta a investigação, a análise e o exercício de expressão através da palavra, com base no contato com obras literárias e dramáticas. Também acontecerá análise de estruturas narrativas, construção da narrativa; leitura, transposição do conto para a cena, repertório individual e criação, e observação crítica.

Em busca de uma dramaturgia física, com Katiane Negrão e Dico Ferreira | Tato Criação Cênica
Sala Cláudio Hemann - CCMQ
De 05 a 09 de agosto, das 14h às 18h
Carga horária: 20h

- A Tato Criação Cênica desenvolve uma linguagem de teatro de animação corporal, com a construção de dramaturgia própria sem a utilização de palavras. A oficina tem como objetivo estabelecer uma troca sobre o caminho de pesquisa do grupo, passando pelo trabalho de consciência corporal, respiração, jogos teatrais, técnicas de mímica, experimentação vocal, treinamento com bastões, técnicas de manipulação e desenvolvimento de roteiros dentro de um processo colaborativo de criação.


Oficina Levando o Riso a Sério, com Rafael Barreiros, da Cia de Palhaços
Sala Marcos Barreto - CCMQ
Dias 6 e 7 de agosto, das 14h às 18h
Carga horária: 8h

- A oficina visa experimentar, vivenciar e estudar a arte do palhaço/clown a partir de jogos, da espontaneidade, do improviso, da criatividade, do encontro com o seu ridículo oferecendo-o ao outro, numa sincera relação de troca. Através de uma desconstrução das "máscaras sociais" os alunos poderão vivenciar valores como generosidade, sinceridade, afeto, para chegar ao lúdico e ao riso.

Serviço:

Oficinas FTB – de 28 de julho a 7 de agosto de 2013
Casa de Cultura Mario Quintana
Inscrições a partir do dia 10 de julho no blog do IACEN - http://ieacen.wordpress.com/
É necessário carta de intenção e currículo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços