Festival de Cinema Independente Alemão chega a Porto Alegre em realização da Fantaspoa Produções e Instituto Goethe

Entre 12 e 21 de julho o público terá acesso a 23 longas-metragens e seis curtas, além de oficina com M. A. Littler

Numa iniciativa do Instituto Goethe e Fantaspoa Produções chega a Porto Alegre o Festival de Cinema Independente Alemão, com curadoria assinada por João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho. Entre os dias 12 e 21 de julho de 2013, o evento exibirá, no CineBancários, Cine Santander Cultural e na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana, um total de 23 longas-metragens e seis curtas-metragens independentes alemães. As obras, lançadas na última década, revelam a nova geração de cineastas que não trabalham nos grandes estúdios e realizam filmes com baixo orçamento. Portanto, são filmes marcadamente autorais, cujos diretores se aproveitam de ampla liberdade de criação, explorando estéticas inovadoras, histórias envolventes, técnicas incomuns, entregando ao público obras ricas, originais e, sobretudo, diferenciadas. A iniciativa faz parte das atividades da Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 e conta com a co-realização da ACCIRS – Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.

O evento apresentará uma retrospectiva da carreira do aclamado diretor M. A. Littler, cuja prolífica obra, que conta com nove longas-metragens dirigidos em menos de quinze anos, é usualmente descrita como uma estranha mistura de cinema autoral europeu, intelectualismo, rock’n’roll e um idiossincrático senso de melancolia. Seus filmes já foram apresentados em alguns dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo, como o Leeds International Film Festival, Fantasia Film Festival, San Francisco Independent Film Festival, Zürich International Film Festival, e Raindance.

Além disso, M. A. Littler ministrará a Oficina de Cinema Maverick, sobre realização fílmica independente. Gratuita e de teor teórico e prático, a oficina terá como produto final um longa-metragem filmado pelos participantes sob a batuta de Littler, o qual será apresentado ao público no encerramento do evento, no dia 21 de julho de 2013.


Programação completa

CINE SANTANDER

Between home: A odisseia de um pirata incomum
Between HomElenco: Odyssey of an unusual sea bandit
Alemanha/EUA/Austrália/Bermudas/Grã-Bretanha/Santa Lúcia, 2012, cor, 93 min

Um documentário poético que acompanha o rito de passagem de um jovem, de marinheiro novato a expert em três anos sob o sol, o sal e o vento. Filmado a bordo do barco e em diversos locais do mundo, Between Home acompanha a odisseia de Nick Jaffe da Europa à Austrália e mostra o que acontece quando você ousa seguir os seus sonho.

Direção, roteiro e fotografia: Jack Rath
Montagem: Hagen Hinkelmann
Elenco: Nicholas 'Nick' Jaffe
Classificação indicativa: livre
Festivais: Dungop Film Festival + Dubbo Film Festival + Achtung Berlim + Jacht Film Festival: Seleção Oficial.

A boneca, o gordo e eu
Puppe, Icke & der Dicke
Alemanha, 2012, cor, 87 min
Bomber acaba de perder seu emprego como courier e decide roubar seu chefe para ficar com o dinheiro da última entrega que fez em Paris. Ele está prestes a conhecer o gordo Bruno e a linda cega francesa Europe, que está em Berlim procurando o homem que a engravidou em um caso que durou uma noite.

Direção, roteiro e montagem: Felix Stienz
Fotografia: Markus Förderer, Lynne Linder
Elenco: Stéphanie Capetanidés, Tobi B., Matthias Scheuring, Nora Rim Abdel-Maksoud, Mark Auerbach, Vivien Bullert, Till Butterbach, Jasin Challah, Deacon Dunlop, Alice Dwyer
Classificação indicativa: livre
Festivais: Max Ophüls Festival 2012: Melhor filme eleito pelo público, indicado ao Max Ophüls Award. Selb Film Festival 2012: Melhor filme eleito pelo público. Festival Internacional de Berlim 2013 + European Media Art Festival 2013 + Filmfest Dresden 2012: Seleção Oficial.

Garotas gordas
Dicke Mädchen
Alemanha, 2012, cor, 77 min
Sven mora com sua mãe Edeltraut, que sofre de demência. Eles dividem tudo, até mesmo a cama. Enquanto Sven trabalha no banco, Daniel cuida de sua mãe. Um dia, Edeltraut vai dar um passeio na cidade sozinha. Sven e Daniel vão procurá-la e, além dela, encontram também o amor um pelo outro, que gera muita confusão em suas vidas.

Direção e fotografia: Axel Ranisch
Roteiro: Axel Ranisch, Heiko Pinkowski, Peter Trabner
Montagem: Milenka Nawka, Guernica Zimgabel
Elenco: Ruth Bickelhaupt, Heiko Pinkowski, Peter Trabner, Paul Pinkowski
Classificação indicativa: 16 anos
Festivais: Queens World Film Festival 2013: Melhor Ator – Heiko Pinkowski. Lesbian - Gay Filmfestival Hamburg 2012: Prêmio do Júri. MIX Copenhagen 2012: Menção Especial. Achtung Berlin 2012: Melhor Filme. Warsaw Film Festival 2012 + Raindance 2012 + Slamdance 2012: Seleção Oficial

Nada é eterno
Nichts für die Ewigkeit
Alemanha, 2011, cor, 81 min
Em 1993, Britta comprou a sua primeira câmera e começou a documentar seu relacionamento com seu irmão Dirk. Quando ele se vicia em heroína, Britta achou que seria algo passageiro, mas estava errada. Com filmagens de mais de uma década, Britta tece uma chocante história do amor fraternal infinito e da paixão trágica do seu irmão pela autodestruição.

Direção, roteiro, fotografia e montagem: Britta Wandaogo
Classificação indicativa: 18 anos
Festivais: International Women Film Festival 2012: Melhor Filme Eleito pelo Público. Assen International Film Festival 2013 + Frauen Film Festival 2012 + Tel Aviv International Documentary Film Festival 2012 + Guangzhou International Documentary Film Festival 2013: Seleção Oficial.

O prêmio
Der Preis
Alemanha, 2011, cor, 90 min
Um jovem arquiteto retorna ao seu velho bairro na Berlim Oriental. Ele foi comissionado para revitalizar um conjuto habitacional da era soviética. Então percebe que não apenas os prédios foram esquecidos na Alemanha do futuro, mas também seus habitantes. O espírito do comunismo desapareceu para ser substituído... Por nada.

Direção: Elke Hauck
Roteiro: Peggy Lehmann, Elke Hauck
Fotografia: Michael Kotschi
Montagem: Stefan Oliveira-Pita, Stefan Stabenow 
Elenco: Florian Panzner, Sven Gielnik, Vincent Krüger, Anne Kanis, Vanessa Krüger, Guntbert Warns, Wiebke Bachmann
Classificação indicativa: livre.
Festivais: Festival Internacional de Berlim 2011 + Vancouver International Film Festival 2011 + Festival Internacional de Braunschweig 2011 + Dhaka International Film Festival 2011: Seleção Oficial.

O reino da sobrevivência
The Kingdom of Survival
Alemanha/EUA, 2011, cor, 96 min
Um documentário que combina jornalismo investigativo com diários de viagem para traçar possíveis conexões entre survivalismo, espiritualidade, arte, política radical, cultura ilegal, mídia alternativa e filosofia de bordas. O filme investiga estratégias de sobrevivência física e psicológica de grupos e indivíduos no mundo moderno.

Direção e roteiro: M.A. Littler
Fotografia: Philip Koepsell
Montagem: Philip Koepsell, M.A. Littler.
Elenco: Joe Bageant, Noam Chomsky, Ramsey Kanaan, Sasha Lilley, Bob Meisenbach, Mark Mirabello, Mike Oehler, Will Taylor
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais: IDFA Amsterdam 2011 + Montreal World Film Festival 2011 + Raindance Film Festival London 2011 + Oslo EuroDok Film Festival 2012: Seleção Oficial

O rio era um homem
DER FLUSS WAR EINST EIN MENSCH
Alemanha, 2012, cor, 83 min
Viajando pela África, um jovem alemão encontra um velho pescador que o leva para as profundezas da selva em seu barco de madeira. Na manhã seguinte, ele se vê sozinho e perdido em um delta interminável. Nesse lugar selvagem, trava uma batalha de seus medos e percepções sobre o mundo exterior com a própria morte.

Direção: Jan Zabeil
Roteiro: Jan Zabeil, Alexander Fehling
Fotografia: Jakub Bejnarowicz
Montagem: Florian Miosge
Elenco: Alexander Fehling, Obusentswe Dreamar Manyim, Nx'apa Motswai, Sariqo Sakega, Babotsa Sax'twee
Classificação indicativa: 16 anos
Festivais: San Sebastian International Film Festival 2011: Melhor Filme de Diretor Estreante. Jeonju International Film Festival 2012: Prêmio de Público. German Film Critics Association Awards 2013: Melhor Fotografia. Toronto International Film Festival 2011 + Rotterdam International Film Festival 2012 + Istanbul International Film Festival 2012: Seleção Oficial.


Zownir: homem radical
Zownir: Radical Man
Alemanha, 2006, cor, 60 min
Um documentário a respeito de Miron Zownir, o poeta da fotografia radical, e um dos mais censurados fotógrafos, cineastas e romancistas de nosso tempo. Zownir trabalhou como pescador, cobrador de dinheiro da máfia e traficante antes de se tornar artista.

Direção e roteiro: M.A. Littler
Fotografia: Philip Koepsell
Montagem: Alexander Schnell
Elenco: Miron Zownir
Classificação indicativa: 16 anos. Lichter Film Fest 2008 + Flipside Film Fest 2007 + SKIF Festival 2009: Seleção Oficial.


CINEBANCÁRIOS

The bambi molesters: uma noite em Zagreb
The Bambi Molesters: A Night in Zagreb
Croácia, 2012, cor, 90 min.
Com a estética de um noir e filmado na cidade de Zagreb, “Bambi Molesters: Uma Noite em Zagreb” é uma celebração selvagem do rock’n’roll instrumental. Um show filmado com classe e cheio de arte desta banda croata.

Direção: M.A. Littler
Fotografia: Philip Koepsell
Montagem: M.A. Littler, Philip Koepsell
Elenco: Dalibor Pavicic, Lada Furlan Zaborac, Hrvoje Zaborac, Dinko Tomljanovic
Classificação indicativa: Livre

Mostra de curtas-metragens – Feliz Stienz
Alemanha, cor, 82 min
Uma seleção de seis curtas-metragens dirigidos pelo renomado diretor Felix Stienz, que, desde 2005, recebeu mais de 60 prêmios no mundo todo pelos seus filmes. Serão apresentados os curtas-metragens “Der Jäger”, “Ladenhüter”, “Rolledüsch”, “Just call me Tobi B.”, “Meeting Laura” e “Betty B. & the The’s”.

A estrada para NOD
The Road to Nod
Alemanha, 2007, cor, 89 min.
Um conto assustador e narcótico sobre decisões erradas e suas consequências inevitáveis. O filme tem suas raízes em uma tragédia o velho testamento. A fotografia em preto e branco das paisagens irlandesas remetem ao filme noir clássico e aos Road Movies, com um ritmo peculiar, embalado por um blues alucinógeno.

Direção e roteiro: M.A. Littler
Fotografia: Philip Koepsell
Montagem: Alexander Schnell
Elenco: Delaney Davidson, Dominique Noiret, Beatman, Chris Hughes, Alain Croubalian, Mischa den Haring
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais: Fantasia Film Festival 2007 + San Francisco Independent Film Festival 2008 + Boston Underground Film Festival 2008 + Tacoma Film Festival 2007: Seleção Oficial.

LOST COAST
Lost Coast
EUA, 2013, cor, 90 min.
Filmado na mais remota região costeira da Califórnia, Lost Coast é uma busca pessoal pelos valores transcendentais em tempos perturbadores, através da celebração da beleza e imensidão do mundo. O filme objetiva questionar os valores materialistas vigentes e nos lembrar que não apenas não vivemos fora da natureza, mas somos ela. Um filme introspectivo, sem diálogos.

Direção e roteiro: M.A. Littler
Fotografia: Philip Koepsell
Classificação indicativa: livre

Nora
Nora
Alemanha, 2010, cor, 70 min.
Segundo os médicos, Nora morrerá em breve. Ela continua viva, apesar das suas deficiências físicas e mentais. Nora agora completa 30 anos, enquanto sua mãe e avó falecem. Em um período de 5 anos, este documentário traça um retrato das dramáticas mudanças desta família, apesar do desconhecimento de Nora acerca da sua morte iminente.

Direção e roteiro: Martin Jabs
Fotografia: Patrick Protz.
Montagem: Martin Jabs
Elenco: Família Eichhorn, Elenore Marziniak
Classificação indicativa: 16 anos
Festivais: Moscow Film Festival 2010: Melhor Documentário Longa-Metragem. Yerevan International Film Festival 2010 + Tranzyt Documentary Film Festival 2010 + Jihlava International Film Festival 2010 + International Disability Film Festival 2010 + OFF Cinema 2010 + Golden Apricot International Film Festival 2010 + Schlingel International Film Festival 2010: Seleção Oficial.


Porque eu sou bonita
Weil Ich Schroner Bin
Alemanha, 2012, cor, 81 min.
Charo tem 13 anos e é uma adolescente berlinense como qualquer outra. Ninguém sabe que ela mora ilegalmente em Berlim, nem Laura, sua melhor amiga. Sua mãe é pega pela polícia e ela decide levar Charo de volta para a Colômbia. Charo agora precisará confiar em Laura para que a ajude a conseguir ter um futuro na Alemanha.

Direção: Frieder Schlaich
Roteiro: Claudia Schaefer
Fotografia: Benedict Neuenfels
Montagem: Karina Ressler  
Elenco: Mariangel Böhnke, Angeles Aparicio, Mira Aring, Denis Bineytioglu, Jannis Bohlmann, Anton Buchenhorst, Olga Corcilius
Classificação indicativa: 14 anos.
Festival: Stockholm International Film Festival 2013 + JeonJu International Film Festival 2012 + Sommerblut Kulturfestivals 2013 + Zlin Film Festival 2013: Seleção Oficial.


Roland Klick: o coração é um caçador faminto
Roland Klick: The Heart Is a Hungry Hunter
Alemanha, 2013, cor, 80 min.
O cinema cruel, visionário e marcante de Roland Klick está para ser descoberto. Após ter filmado com estrelas internacionais, como Dennis Hopper e Mario Adorf, Klick celebrou sucesso internacional e se tornou cultuado. Porém, após fazer apenas seis filmes, desapareceu de maneira misteriosa.

Direção e roteiro: Sandra Prechtel
Fotografia: Susanne Schüle
Montagem: André Nier
Elenco: Roland Klick, Eva Mattes, Otto Sander, David Hess, Hark Bohm, Jost Vacano.
Classificação indicativa: 14 anos.
Festivais:  Festival Internacional de Berlim 2013 + Neuchâtel International Fantastic Film Festival 2013: Seleção Oficial.


Totem
Totem
Alemanha, 2011, cor, 86 min.
Uma jovem chamada Fiona vai a uma cidade próxima a Ruhr para trabalhar para a família Bauer como governanta. O pai, a mãe, a filha e o filho, todos vivem suas próprias vidas, co-existindo sem comunicação. Ninguém percebe que Fiona tomou uma decisão.

Direção e roteiro: Jessica Krummacher
Fotografia: Moritz Schultheiß, Björn Siepmann
Montagem: Jessica Krummacher
Elenco: Marina Frenk, Natja Brunckhorst, Benno Ifland, Alissa Wilms, Cedric Koch, Fritz Fenne, Dominik Buch
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais: German Film Critics Association Awards 2013: Indicado ao Prêmio de Melhor Filme de Diretor Estreante. Venice Film Festival 2011 + Festival IndieLisboa 2012 + Cambridge Film Festival 2012 + International Film Festival Rotterdam 2012 + Festival Internacional de Cine de Gijon 2011 + Filmfestival Max Ophüls Preis 2011 + BAFICI Festivales de Buenos Aires 2012 + Festival des deutschen Films Ludwigshafen 2012: Seleção Oficial.


SALA EDUARDO HIRTZ

The dead brothers – A morte não é o fim
The Dead Brothers - Death Is Not the End
Alemanha, 2006, cor, 95 min.
Um retrato detalhado da banda suíça THE DEAD BROTHERS. Uma mescla de entrevistas, performances musicais, monólogos e imagens de arquivo mergulha no passado íntimo dos membros desta incrível e cultuada banda.

Direção e roteiro: M.A. Littler
Fotografia: Fadil Polisi, Philip Koepsell, Sinead Gallagher, M.A. Littler
Montagem: Alexander Schnell
Elenco: Alain Croubalian, Pierre Omer, Delaney Davidson, Christoph Gantert
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais:  Leeds International Film Festival 2009 + Lausanne Underground 2009 + Winterthur International Film Festival 2009 + Flipside Film Fest 2008: Seleção Oficial.

Dr. Ketel
Dr. Ketel
Alemanha, 2011, p&b, 80 min.
Num futuro próximo, o sistema de saúde público de Berlim se torna muito precário, o que possibilita o surgimento de um mercado negro para prescrições de medicamentos. Dr. Ketel trabalha como um médico do submundo. As drogas que necessita para exercer seu trabalho, ele rouba das poucas farmácias remanescentes. Perseguido pela oficial Louise, agora Dr. Ketel enfrenta um sério questionamento: seu trabalho é filantrópico, ou ele é um dissidente? Ele pode até convencer Louise sobre seus ideais, porém será sempre perseguido.

Direção e montagem: Linus de Paoli
Roteiro: Anna de Paoli, Linus de Paoli
Fotografia: Nikos Welter
Eenco: Ketel Weber, Amanda Plummer, Burak Yigit, Pit Bukowski, Franziska Rummel.
Classificação indicativa: 12 anos
Festivais: Moscow International Film Festival 2012: Vencedor do Russian Film Clubs Federation Award. Oldenburg Film Festival 2011: Vencedor do German Independence Award Eleito pelo Público, Indicado ao German Independence Award de Melhor Filme. Achtung Berlin 2012: Vencedor do Prêmio da Associação de Críticos da Alemanha. Max Ophüls Festival 2012: Prêmio de Melhor Filme. Shanghai International Film 2012: Seleção Oficial.


The folk Singer: um conto de homens, música e da América
The Folk SingeRoteiro: A Tale of Men, Music & America
Alemanha, 2008, cor, 104 min.
Uma jornada da alma humana, pela música de uma América do Norte decadente. A história de um cantor de blues que viaja do Texas para Louisiana tentando ganhar dinheiro para sustentar seu filho que ainda não nasceu. Esta aventura é repleta de personagens incomuns que juntos exploram suas dúvidas, esperanças e dificuldades.

Direção e roteiro: M.A. Littler
Fotografia: Philip Koepsell
Montagem: Alexander Schnell
Elenco: Jon Konrad Wert, Scott Biram, Reverend Deadeye, Cade Callahan, Tom VandenAvond, Ghostwriter, Drew Landry, Steve Dean, Reverend Davis, Eliza Jane Smith, Jimbo, Jimmy Rocket.
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais: Leeds International Film Festival 2010 + Lichter Filmtage Frankfurt 2009 + Acadiana Film Festival Louisiana 2009 + Inedit Film Festival Buenos Aires 2009 + Inedit Film Festival Chile 2009 + Inedit Film Festival São Paulo 2009 + Inedit Film Festival Barcelona 2009 + Zürich International Film Festival 2009 + Deep Blues Film & Music Festival 2008: Seleção Oficial.


Headlock
Headlock
Alemanha, 2011, cor, 63 min.
Susanne está prestes a ter um filho. Em um surto de pânico pré-parto, ela tem a visão de que filho está predestinado a ser um gênio. 12 anos depois, Susanne quer recomeçar sua vida e busca um relacionamento, mas seu filho Jonathan está escrevendo textos ilegíveis e prestes a ser colocado em uma escola especial. Susanne e Jonathan terão que lutar por suas vidas.

Direção: Johan Carlsen.
Roteiro: Johan Carlsen, Jan Viethen
Fotografia: Armin Dirolf
Montagem: Johan Carlsen, Lorna Hoefler Steffen
Elenco: Christopher Kwanka, Cornelia Kwanka, Sam Louwyck
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais: Chicago Underground Film Festival 2012: Menção Honrosa. Achtung Berlin 2012: Melhor Filme Média-Metragem, Menção Honrosa. Hofer Filmtage 2011 + Ibn Arabi Film Festival 2012 + Filmkunstfest Mecklenburg-Vorpommern 2012: Seleção Oficial.

Karger
Karger
Alemanha, 2007, cor, 88 min.
Karger, o típico rapaz que nunca usa outro tipo de roupa senão jeans, está na metade de seus 30 anos e é ferreiro num dos últimos bastiões de masculinidade. Ele raramente se afastou de sua casa, afixada numa pequena cidade industrial entre Leipzig e Dresden, na Alemanha. A vida de Karger começa a desmoronar quando, contra todas as expectativas, ele e sua esposa, Sabine, ficam juntos no dia de seu divórcio.

Direção e roteiro: Elke Hauck
Fotografia: Patrick Orth
Montagem: Barbara Gebler, Stefan Stabenow
Elenco: Jens Klemig, Marion Kuhnt, Nele Boberach, Anja Dietrich, Leopold Hering, Bernd Tesch
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais: Max Ophüls Festival 2007: Prize of the Minister President of the State of Saarland, Indicado ao Max Ophüls Award. Karlovy Vary International Film Festival 2007: Indicado ao Crystal Globe. Thessaloniki International Film Festival 2007 + Achtung Berlin 2007 + Mostra Internacional de Cinema 2007: Seleção Oficial.


Lychener 64 Berlim
Lychener 64 Berlin - Prenzlauer Berg
Alemanha, 2010, cor, 84 min.
20 anos após a unificação alemã, o maior projeto de renovação urbana na Europa está quase completo. No Distrito de Berlim Prenzlauer Berg, uma das mais antigas casas da área está sendo renovada. O documentário acompanha, durante o período de 2 anos, a transformação da área. É um filme sobre a vida cotidiana e as mudanças causadas pelo processo de gentrificação. Até qe ponto é possível preservar seu próprio espaço num mundo que está cada vez mais globalizado e normatizado?

Direção: Jakob Rühle, Fabio Dondero, Teresina Moscatiello
Roteiro: Fabio Dondero
Fotografia: Jakob Rühle
Montagem: Jakob Rühle, Jörg Schreyer
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais: Achtung Berlin 2010: Seleção Oficial.


Morscholz
Morscholz
Alemanha, 2008, cor, 90 min.
Morscholz é um local. Mas Morscholz é mais do que um local. É um estado de espírito. Formigas, sangue e cabeças decepadas. É sobre Dirk. Amor. Luto. É sobre Diane, Bernd, Fabianne, Michel, Getrud Flipper e a vovó Josefine. Uma família. Um sentimento. Uma atmosfera.

Direção e roteiro: Timo Müller
Fotografia: Felix Raitz von Frentz
Montagem: Stine Sonne Munch, Elisabeth Raßbach
Elenco: Suntje Freier, Uwe Keller, Hiltrud Lichthardt, Laurens Walter
Classificação indicativa: 16 anos
Festivais: Young German Cinema Award 2008: Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator. Filmfestival Max Ophüls Preis 2008 + Festival Internacional de Cine Gijon 2008 + Oldenburg International Film Festival 2008 + Munich International Filmfest 2008: Seleção Oficial.


Voodoo Rhythm – O gospel do rock´n´roll primitivo
Voodoo Rhythm – Gospel of Primitive Rock 'n' Roll
Alemanha, 2005, cor, 115 min.
Conheça a família da Voodoo Rhythm Records, o lendário selo do rock’n’roll primitivo. O Reverendo Beat-Man trouxe para seu selo alguns dos maiores outsiders musicais do mundo. Em uma era na qual somos marcados por conformidade e homogeneidade, este filme homenageia o livre espírito independente e rebelde.

Direção e roteiro: M.A. Littler
Fotografia: D. Tripp, E. Sucof, M. Achenbach, S. Gallagher, M.A. Littler
Montagem: Alexander Schnell
Classificação indicativa: 14 anos
Festivais: Sound Unseen 2005 +  Lausanne Underground 2005 + New York Underground 2006 + Chicago Underground 2006 + Winterthur International Film Festival 2006 + Flipside Film Fest 2008 + SKIF Festival 2006: Seleção Oficial.


OUTRAS ATIVIDADES:

Oficina de Cinema Maverick, ministrada por M. A Littler

O Cinema Maverick, uma oficina que combina prática e teoria cinematográfica, oferecerá aos participantes um insight realista no mundo maravilhoso, selvagem, e eventualmente enlouquecedor da produção de cinema verdadeiramente independente. O roteirista e diretor M. A. Littler oferecerá uma visão prática, compreensível e realista do processo de realização de filmes de baixo (ou zero) orçamento, guiando os participantes através dos diversos estágios do processo de filmagem. O curso tem o objeto de desmistificar questões do cinema independente, oferecendo conselhos práticos e objetivos para jovens cineastas que têm o objetivo de criar filmes à margem da indústria; e tratará da seguinte questão: como fazer para que meus filmes sejam exibidos internacionalmente e em cinemas alternativos?

Até o momento, M. A. Littler continua trabalhando de maneira marcadamente independente e já finalizou nove longas-metragens, sem ter pretensão de parar. Seu trabalho foi mostrado em festivais de classe A, em cinemas alternativos e em canais de televisão ao redor do planeta. O diretor em questão foi criado no velho mundo, em aeroportos, ferros-velhos, motéis e restaurantes. Já trabalhou como segurança, como taxista, tradutor, roteirista, jornalista e como motorista de ambulância – sempre por um curto espaço de tempo. Em 1999, M. A. Littler fundou a Slowboat Films, um celeiro para o cinema verdadeiramente independente. Em seus filmes e textos, vem mostrando uma afinidade enorme com todos os tipos de outsiders: radicais intelectuais, historiadores fora da lei, artistas marginalizados, músicos obscuros e trapaceiros sagrados. Ao ser questionado sobre isso, ele responde: “me interessam as pessoas que dançam no seu próprio ritmo, figuras que consertam seus rádios com maçaricos”.

Sobre as inscrições da oficina
Para participar é necessário ter disponibilidade entre os dias 13 e 16 de julho. A oficina tem 12 vagas e o preenchimento das mesmas será por candidatura. A oficina é gratuita, será ministrada em inglês e a inscrição deve ser feita até o dia 09 de julho através do envio de um parágrafo justificando o interesse em fazer o curso, currículo e um vídeo de até 5 minutos (através de links de vimeo ou youtube) para o e-mail programador@pranafilmes.com.br. Os selecionados serão informados no dia 11 de julho. A oficina será ministrada sábado, dia 13 de julho, das 10 às 18h30 e domingo, dia 14 de julho, das 13h às 18h30. Os participantes serão convidados a filmar um longa-metragem entre os dias 14 e 16 de julho, que será realizado sob a coordenação (e edição) do ministrante. O filme e será exibido às 19 horas do dia 21 de julho, no encerramento do Festival de Cinema Independente Alemão.


Festival de Cinema Independente Alemão
De 12 a 21 de julho de 2013
CineBancários/ Cine Santander Cultural/ Sala Eduardo Hirtz – CCMQ

Oficina de Cinema Maverick, com M. A Littler – ministrada em inglês
Inscrições até o dia 09 de julho através do envio de um parágrafo justificando o interesse em fazer o curso, currículo e um vídeo de até 5 minutos (através de links de vimeo ou youtube) para o e-mail programador@pranafilmes.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços