Faturamento do comércio em junho cai 25%

Sindilojas Porto Alegre fez levantamento com lojistas

 
O impacto do vandalismo que lojas do Centro Histórico, Azenha e Cidade Baixa sofreram no mês de junho se refletiu em toda a cidade. É o que aponta o levantamento feito pelo Sindilojas Porto Alegre, que demonstra queda de, em média, 25% no faturamento do mês em relação ao mesmo período de 2012. Foram consultadas lojas de diversos bairros da Capital.
Além da diminuição do fluxo de consumidores nas ruas e dos prejuízos concretos causados pelas depredações e saques, o comércio também teve aumento de despesas. A maioria dos lojistas relatou que reforçou os sistemas de segurança de suas lojas, incluindo, com isso, um aumento médio de 15% nos custos operacionais. Lojas mais atingidas chegaram a ter 70% de despesas extras do mês.

“Para grandes redes do varejo, estes fatos já causaram muito impacto. Para pequenos lojistas, o prejuízo pode ser irreparável”, afirma Ronaldo Sielichow, presidente do Sindilojas Porto Alegre. Os mais de R$ 3 milhões de perdas em saques, pichações, vidraças e equipamentos quebrados, aliados à diminuição da venda, assustaram lojistas e trabalhadores do comércio. Para auxiliar os comerciantes, a Entidade colocou à disposição o apoio de sua assessoria jurídica, com consulta gratuita para orientações iniciais sobre medidas legais que podem ser tomadas em relação às ocorrências. Além disso, o Sicredi, em parceria com o Sindilojas Porto Alegre, está oferecendo uma linha de crédito especial para empresas atingidas.
 
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços