Exposição "Pelos Caminhos de Portugal" é sucesso de público

Visitantes disseram que saíram da exposição com vontade de conhecer Portugal (Foto: Anaís Cordeiro)
Visitantes disseram que saíram da exposição com vontade de conhecer Portugal (Foto: Anaís Cordeiro)
Inaugurada na Biblioteca da Floresta no fim de maio, a exposição "Pelos Caminhos de Portugal" tem registrado grande número de visitações. Muitas pessoas tem ido conhecer a história, economia e culinária das principais cidades portuguesas por meio dos banners, mapas e objetos instalados no térreo da instituição.
Entre o público estão jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Uninorte, alunos da escola pública Reinaldo Pereira da Silva, jovens do Centro Socioeducativo Santa Juliana e turistas nacionais e internacionais.
Além de apresentar aspectos históricos, geográficos e culturais de Portugal, a exposição homenageia 11 famílias de origem portuguesa que se estabeleceram no Acre, muitas delas tornando-se pioneiras em seus empreendimentos. Mesmo entre um público variado de visitantes, é comum acreanos reconhecerem amigos e parentes nos painéis da exposição.
A primeira-dama do Acre, Marlúcia Cândida, acompanhada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Maria de Souza Ribeiro Telles, e pela embaixatriz Maria João Ribeiro Telles na inauguração da exposição no fim de maio (Foto: Anaís Cordeiro)
A primeira-dama do Acre, Marlúcia Cândida, acompanhada pelo embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Maria de Souza Ribeiro Telles, e pela embaixatriz Maria João Ribeiro Telles na inauguração da exposição no fim de maio (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, idealizadora da exposição e do Mês de Portugal no Acre, explica que a ideia é resgatar parte da história acreana – que foi escrita com a ajuda dos portugueses que ajudaram a colonizar e a desenvolver o estado. “E hoje nós temos uma nova geração de descendentes de portugueses que continuam investindo no Acre ajudando nossa economia a se desenvolver. É uma homenagem bonita e merecida para estas famílias que, como tantas outras, de outras origens, deram sua contribuição para que o Acre fosse o que é hoje. Temos uma grande programação, pensada com muito carinho”, disse.
“Passamos a tarde passeando pela cidade e resolvemos visitar a exposição. Saímos da biblioteca com vontade de conhecer Portugal”, disseram as visitantes Maria Dalva Siqueira, Maria do Carmo e Lavínia.
“Pelos caminhos de Portugal” permanece na Sala de Exposições (térreo) da Biblioteca da Floresta é até o fim de julho. A visitação é aberta ao público de segunda à sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 14h às 20h. Agendamentos para visitas de escolas podem ser feitas pelo número 3223-9939.
 Um grande público já passou pela Biblioteca da Floresta para conhecer a história, economia e culinária das principais cidades portuguesas por meio dos banners, mapas e objetos instalados no térreo da instituição (Foto: Anaís Cordeiro)
Um grande público já passou pela Biblioteca da Floresta para conhecer a história, economia e culinária das principais cidades portuguesas por meio dos banners, mapas e objetos instalados no térreo da instituição (Foto: Anaís Cordeiro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços