Exposição homenageia Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Exposição homenageia Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Nesta terça-feira, 2, é comemorado o dia Nacional do Bombeiro. Para comemorar a data uma exposição com imagens históricas e atuais que demonstram detalhes das atividades desempenhadas no dia a dia dos bombeiros catarinenses e contam um pouco da história da Corporação criada em 1926, será exibida de hoje até o dia 16 de Julho no hall central do Continente Park Shopping.
exposicao dia nacional do bombeiro 20130702 1298530676
Mais sobre o Dia Nacional do BombeiroO Dia do Bombeiro, comemorado em todo o país, foi instituído pelo Decreto Federal número 35.309, de 2 de abril de 1954, para marcar os 98 anos de implantação do serviço de combate a incêndio (2 de julho de 1856). Na data, o monarca Dom Pedro II assinou o Decreto Imperial Nr. 1775, regulamentou pela primeira vez o Serviço de Extinção de Incêndios no Brasil e criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte.
A mesma legislação instituiu que na semana em que o 2 de julho estiver compreendido deva ser realizada, ainda, a Semana de Prevenção contra Incêndio, visando atividades que minimizam a ocorrência de sinistros. 
Sobre o CBMSCNo Estado, as atividades militares de combate a incêndio tiveram início em 26 de setembro de 1926 na Capital, à época com apenas 27 integrantes oriundos da então Força Pública, sob o comando do Tenente Waldomiro Ferraz de Jesus.
Passadas mais de oito décadas desde seu surgimento, a Corporação catarinense é hoje referência para o restante do país. Atualmente são 12 Batalhões de Bombeiro Militar, com pelo menos 112 unidades operacionais em municípios (uma das melhores coberturas do serviço do Brasil) e 2.750 homens e mulheres treinados a serviço da população.
Desde as primeiras ações, a atividade de Bombeiro ampliou-se significativamente a serviço da vida. Agora, a Corporação entrega à Sociedade muito mais do que a precursora ação de combate a incêndio. Hoje em Santa Catarina o CBMSC presta serviços de excelência no combate a incêndios urbanos e florestais, atendimentos pré-hospitalares, resgates veiculares, salvamento aquático e em altura, entre outras atividades operacionais – sem mencionar a diversidade de atividades técnicas preventivas e a força-tarefa para atuação em desastres extremos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços