Exposição de Itelvino Jahn na Galeria Tina Zappoli atrai estudantes



Escolas promovem encontro com o artista no espaço que sedia mostra de esculturas orgânicas

A Galeria Tina Zappoli inaugurou no dia 13 de junho a exposição individual do escultor Itelvino Jahn, com 30 peças de diversos formatos, todas trabalhadas em madeiras de árvores gaúchas já mortas pela ação do tempo ou que foram retiradas por outro motivo de seu espaço original, evidenciando a versatilidade de formas e possibilidades que a natureza oferece.

O espaço situado no bairro Rio Branco recebeu turmas do ensino fundamental das escolas Leonardo da Vinci e Projeto, localizadas no entorno da galeria. A atividade, realizada no final do mês de junho, contou com a presença do escultor. Antes do encontro, os alunos assistiram ao minidocumentário produzido pelo cineasta Beto Souza, que mostra o processo criativo de Itelvino.
  
A iniciativa partiu das próprias escolas, que entraram em contato com a galeria para oferecer esta atividade como complemento das às aulas de artes. “Foram duas turmas de 10 a 12 anos e uma de turma de 4 a 5 anos. Ficamos surpresos com o nível elevado das perguntas que os adolescentes fizeram para o artista”, revela Tina Zapolli. Ambas as escolas pediram para seus alunos interpretarem as obras. Os menores foram incentivados a reproduzir as obras e os maiores desenvolveram uma observação crítica. “O interesse foi tanto que os alunos decidiram elaborar um dossiê com as observações críticas para entregar para o artista”, acrescenta a diretora da galeria.

Para Itelvino as crianças não têm tanta informação, em função da idade, mas demonstram empatia direta e visceral. “Ter essa relação com elas sempre é bom, é muito importante. Existe um interesse forte de sua parte em relação à arte orgânica. Já tive contato com outros grupos em outras mostras que participei. Na Semana do Meio Ambiente, por exemplo, promovo palestras nas escolas da minha região (Montenegro). É uma pena que nem sempre todas as instituições tenham a oportunidade de proporcionar essa visão que é fundamental para a educação, para a vida e para criar um ser humano diferenciado do que está sendo concebido nas escolas”, avalia.

No encontro, ficou evidente a curiosidade dos jovens sobre a captação da matéria prima. “Existe essa preocupação ecológica, com questões relacionadas ao reaproveitamento. Os menores já demonstram essa consciência. E o curioso é que, de tão empolgados, os jovens queriam permanecer na galeria. A professora teve que pedir para eles irem embora.  É muito gratificante esse tipo de aplauso”, considera o escultor.

A exposição segue aberta para visitação até o dia 10 de agosto na Galeria Tina Zappoli, situada na Rua Paulino Teixeira número 35, bairro Rio Branco.


Abaixo, algumas considerações que integram o dossiê elaborado para Itelvino Jahn, pelos alunos da disciplina de artes no Colégio Leonardo da Vinci Unidade Alfa:

*Sobre a esfera em Plátano: "Eu escolhi esta escultura porque para mim isso representa o mundo, a terra, a juventude, o renascimento da arte, do bom senso, enfim, da VIDA. Parabéns,  Itelvino, pelo seu perfeito trabalho!!!", Joana S Lahutte T. 52 Leonardo Da Vinci (11 anos) 05/07/13

*Sobre a escultura identificada como pequeno resplendor: "Eu adorei as suas obras porque eu imagino coisas com elas por exemplo, um sol. Eu também gosto de seus formatos. Eu acho de seus trabalhos desde uma árvores morta até uma arte viva. Eu quero te parabenizar pela sua criatividade", Miguel Turma 51  Leonardo da Vinci (11 anos). *

*Sobre a escultura do convite: "Eu escolhi esta obra porque pra mim expressa um labirinto e que cada espaço fosse um destino", Helena Tomasi Leal Turma 52 (11 anos) Leonardo Da Vinci

*Sobre a escultura vermelha que está no centro da parede central da galeria: "Para mim essa árvore simboliza um raio de emoção, de energia, uma explosão de vida, a vida que ela tinha antes de morrer e demonstra o movimento da natureza”, Júlia De Ré Barreto (11 anos) Turma 51 Leonardo da Vinci.


Serviço

Itelvino Jahn na Galeria Tina Zappoli
Exposição de 13 de junho a 10 de agosto de 2013
Visitação: de segunda à sexta, das 10h30min às 12h – das 14h às 19h30min
Sábados das 10h às 13h

 
Agendamento de visitas: F: 3332-3726
Vídeo do artista: http://vimeo.com/66463253

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade