Experiências gaúchas em participação popular serão apresentadas em Portugal

A experiência gaúcha de democracia em rede e o Sistema de Participação Popular e Cidadã do Rio Grande do Sul serão apresentados no município de Cascais, vila do distrito de Lisboa, nos dias 04 e 05 de julho. Eleita pela Comissão Europeia a capital internacional da cidadania e da democracia participativa em 2013, Cascais sedia, ao longo de toda a primeira semana de julho, a XIII Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), no Centro de Congressos do Estoril.

O secretário-geral de Governo e coordenador geral do Gabinete Digital, Vinícius Wu, integra o rol de debatedores do workshop Orçamento Participativos: Recursos para o Conhecimento, no dia 04. No dia seguinte, o tema da mesa é Sistemas de Participação Regional e Nacional.

O Gabinete Digital também será destaque no seminário Cenários Para o Futuro da Ibero-América, realizado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, nos dias 08 e 09, quando o governador Tarso Genro será palestrante, na sede da Fundação Calouste Gulbenkian. O professor Ronaldo Lemos, Tiago Peixoto, do Banco Mundial, e Marco Aurelio Ruediger, da FGV, participarão de uma mesa moderada pelo secretário Vinícius Wu, colocando em pauta o tema Novas Relações entre Estado e Sociedade: Participação e Cidadania.

Reconhecimento internacional Com quatro prêmios nacionais e dois internacionais - do Banco Mundial e da Red Gobierno Abierto, da Argentina -, o Gabinete Digital vem se consolidando como referência no Brasil e no mundo para estabelecer canais mais diretos de diálogo e para a construção conjunta de políticas públicas entre governo e sociedade.

Na edição de março deste ano, a revista britânica The Economist citou o Gabinete Digital como uma das mais bem sucedidas ferramentas de democracia digital em andamento no globo. O espanhol Partido X, criado após o 15M, também apontou o governo gaúcho como referência mundial de wikigoverno em seu programa político. O canal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul também foi apresentado em Madri, na Espanha, na Universidade de Harvard e no Banco Mundial, nos EUA. No Brasil, cidades como São Paulo e Caruaru desenvolvem canais inspirados na experiência do RS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços