Estado quer reverter queda no interesse por licenciaturas nas universidades

Em reunião com reitores das universidades estaduais e os coordenadores dos núcleos de Educação à Distância (EaD), os secretários estaduais da Educação, Flávio Arns (vice-governador), e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, traçaram ações para reverter a tendência de queda na procura por cursos superiores de licenciatura, dirigidos à formação de professores, como matemática, física e química.

Além de o interesse por esses cursos estar em decadência nas instituições de ensino superior tanto públicas como privadas, em todo Brasil, a evasão de alunos é maior do que no restante dos cursos, beirando os 50%.

“O governo estadual tem se esforçado pela valorização social dos professores”, lembrou Flávio Arns, que apontou a maior integração entre as duas secretarias, que começa a se intensificar, como um dos pontos positivos para reverter a questão. Para o secretário Alípio Leal, a Universidade Virtual, recém-criada pelo governo do Estado, vai representar um papel importante na solução do problema.

Alípio Leal lembrou que ainda há alguma resistência à educação à distância, mas todos os esforços estão sendo feitos para a integração das ações das duas secretarias e pela definição de uma política para a educação em todos os níveis, além do atendimento de todas as demandas existentes na área de abertura de novos cursos de nível superior em municípios do interior do Paraná.

O caso conhecido como Vizivale, que se arrastou por longos anos e foi resolvido neste governo com a complementação do curso de Pedagogia por quatro universidades estaduais e desembocou na formatura no mês passado de cerca de 10 mil pedagogos, contribuiu muito para aproximação das políticas de educação, na opinião do secretário Flávio Arns, que também é vice-governador.

De acordo com Alípio Leal, com o esforço para completar o curso incompleto da faculdade privada, que comprometia o futuro de milhares de professores do ensino médio paranaense, o sistema de ensino superior estadual “ganhou em perspectiva de trabalho de escala”.

Os dois secretários concordaram com a necessidade de investimento nas universidades estaduais para que possam ampliar a oferta de cursos em EaD, levantada pelo reitor da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), Aldo de Bona, presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). Os recursos já estão programados, confirmaram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços