Estado propõe ações preventivas a danos causados por inundações do Rio Taquari


Foto destaque

A subchefia de Defesa Civil da Casa Militar apresentou nesta quarta-feira (03) proposta de captação de recursos para minimizar os danos causados pelas inundações do Rio Taquari. Participaram da reunião, na Sala de Gestão da Secretaria Geral de Governo, prefeitos, vice-prefeitos, representantes da região, secretários de Estado e autoridades da Defesa Civil Nacional e Ministério Público Estadual.
De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Oscar Luis Moiano, a reunião de trabalho servirá para traçar diretrizes do projeto, iniciando uma etapa de mudança do quadro de atendimento desenvolvido pela Defesa Civil.
O projeto é descrito a partir da macrodrenagem urbana, desassoreamento e recuperação de bacias, construção de barrancos para a contenção de cheias e inundações de erosões fluviais, explicou o subchefe de Defesa Civil, Tenente Coronel Paulo Roberto Locatelli. "Vamos trabalhar com outra parte da prevenção que é a de realizar obras preventivas estruturais, quebrando um paradigma de que a Defesa Civil atende somente na resposta", disse. Segundo Locatelli, a Defesa Civil atualmente é referência no país, nas atividades de prevenção, a partir de simulados e capacitação de agentes.

Local para monitoramentoA Secretaria do Meio Ambiente está montando uma sala de gerenciamento que, conforme o secretário Neio Fraga, comportará uma rede de monitoramento hidrológico adverso. "Antes do atual governo, o Estado não possuía Plano de Bacias Hidrográficas", afirmou. O prefeito de Lajeado, Luiz Fernando Schmidt, ressaltou durante a rodada de sugestões, que o projeto fundamenta a vontade política e orçamentária de investir em instrumentos de prevenção. "Não estamos trabalhando por algo estético, mas sim por uma necessidade da região", disse.

Para o coordenador de Defesa Civil da Região Sul (Redec 4), Major Márcio André Facim, o projeto deverá ter a participação dos municípios, a partir de audiências públicas com a comunidade. "Queremos que os cidadãos comprometam-se com o que será construído em beneficio de seu bem estar", disse o Major. O Estado deverá ser o interlocutor dos municípios junto ao Governo Federal. "O projeto baseia-se em um estudo profundo em toda Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas, que resultará em alternativas de projetos a serem construídos após a captação de recursos com o Ministério e contrapartida do Estado", destacou.

Após ser cadastrado no Sistema de Convênios do Governo Federal, o projeto será apresentado ao Ministério para a captação dos recursos. Da reunião, ficou encaminhado que a mobilização entre os órgãos envolvidos será mantida e outros deverão ser incorporados ao grupo.
A Defesa Civil e o Ministério da Integração realizam na sexta-feira (05) reunião com o Centro de Ensino e Pesquisas de Desastres (Ceped) da Ufrgs, que também irá colaborar com apontamentos técnicos para o desenvolvimento do trabalho.

Participaram da reunião representantes dos municípios de Bom Retiro do Sul, Venâncio Aires, Travesseiros, Encantado, Roca Sales, Muçum, Taquari, Estrela, Cruzeiro do Sul, Colinas, Marquez de Souza e Lajeado. Da Metroplan; do Departamento de Articulação e Gestão do Ministério da Integração; da Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração; do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual; da Justiça Especializada e da Secretaria de Planejamento do Estado.

Texto: Daiane Roldão da Silva
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços