Estado investe no atendimento de adolescentes em conflito com a lei em meio aberto

O governador Beto Richa autorizou o repasse de recursos a 23 municípios para o atendimento de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade, ampliando o programa Liberdade Cidadã. As ações realizadas em parceria com a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promovem a qualificação profissional, o fortalecimento de laços familiares e o desenvolvimento de atividades esportivas, culturais e de lazer.

Segundo a secretária da Família, Fernanda Richa, a responsabilidade dos atendimentos desses meninos e meninas está sendo partilhada entre municípios e o Governo do Estado. “Esses convênios devem fundamentalmente acontecer na cidade onde os adolescentes moram. Assim, eles permanecem próximos de suas famílias e da comunidade, ponto essencial para que essas medidas estabelecidas cumpram a função a que se destinam”, ressalta Fernanda.

Serão beneficiados 29 municípios - seis já firmaram convênios e agora mais 23 cidades participam - totalizando investimentos de R$ 3,9 milhões do Fundo Estadual para a Infância e a Adolescência (FIA), recursos deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), com o apoio da Secretaria da Família.

MEDIDAS – As medidas socioeducativas de liberdade assistida e de prestação de serviços à comunidade são realizadas em meio aberto. Os adolescentes e suas famílias são acolhidos nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) onde são acompanhados no cumprimento das medidas. O atendimento segue as diretrizes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

Cabe aos juízes das Varas da Infância e da Juventude determinar se as medias serão, dependendo de cada caso, privativas de liberdade ou não. O juiz sempre leva em conta a capacidade do adolescente de cumprir o determinado, as circunstâncias e a gravidade da infração.

As medidas socioeducativas têm caráter essencialmente pedagógico e se destinam à advertência ou reparação de danos. O objetivo é que os meninos e meninas tenham visão ampliada do bem público, das relações comunitárias e de valores como dignidade, cidadania, trabalho e participação social.




 Novos municípios conveniados com Liberdade Cidadã:

Apucarana

Mamborê

Campo Largo

Colombo

Curitiba

Mandirituba

Fazenda Rio Grande

Marechal Cândido Rondon

Foz do Iguaçu

Santa Terezinha de Itaipu

São Miguel do Iguaçu

Irati

Imbituva

Laranjeiras do Sul

Quedas do Iguaçu

Ibiporã

Pato Branco

Alto Paraná

Guaíra

Toledo

Pitanga

Loanda

Terra Rica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços