Encontro debate programas de habitação para famílias em área de fronteira com o Uruguai


Foto destaque
  • Proposta do secretário Marcel Frison é identificar as famílias e utilizar recursos do Focem
Reunidos em Bagé, o secretário estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, o prefeito, Dudu Colombo, e representantes de prefeituras da área de fronteira com o Uruguai deram início aos debates sobre programas de habitacionais nessa quinta-feira (04). Frison expôs a ideia de um projeto binacional para atender à demanda das cidades gaúchas que têm fronteira seca com o país vizinho.

A proposta do titular da Sehabs é utilizar recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem). "Queremos identificar o número de famílias que poderiam ser beneficiadas por esse programa para começarmos a fazer um processo de seleção em conjunto com o Uruguai. Assim, teremos um projeto piloto para atender esta região, que tem problemas sociais e de desenvolvimento", avaliou Frison.

O prefeito de Bagé, Dudu Colombo, destacou o empenho dos prefeitos das cidades da faixa de fronteira, reforçado a partir de 2010, na busca de uma política de desenvolvimento para os locais onde há maior desigualdade. "A política habitacional deve ser incluída nas políticas públicas de fronteira do Governo Federal e este tema nos dá mais conteúdo para o trabalho de desenvolvimento da fronteira, pois habitação é um importante instrumento de política social", disse Colombo.

Os municípios ficaram comprometidos a enviar projetos habitacionais à Sehabs para avaliação técnica. Também participaram do encontro, o assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, Espartaco Dutra, e a diretora de Programas Habitacionais da Secretaria, Córa Casa Nova.

Texto e foto: Márcio Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços