Empresas da indústria naval e offshore investem em tecnologia 3D


Revista TN Petróleo, Redação com Assessoria -

A competitividade na indústria naval tem alavancado o desenvolvimento de diferentes alternativas para as empresas se destacarem. Um desses recursos utilizados é a tecnologia 3D, que permite por meio da pré-visualização dos processos simular operações e testar equipamentos antes da sua construção, antecipando possíveis falhas e minimizando riscos e custos durante a fase de construção dos navios.

A tecnologia será exibida durante a Navalshore - Marintec South America, Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore que acontece entre os dias 13 e 15 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Expositora da feira, a Aveva apresentará, por exemplo, um conjunto de aplicativos integrados, criados especificamente para os processos de engenharia e projetos de estruturas, e um pacote de software de design exclusivo para estaleiros e escritórios.

“A tecnologia 3D envolve maquetes virtuais, que são cópias fiéis do que vai ser construído. Apresentar o que há de mais avançado na Navalshore - Marintec South America é uma possibilidade de contribuir para o fomento de uma indústria cada vez mais competitiva e desenvolvida no Brasil”, diz o vice-presidente sênior da Aveva, Santiago Pena.

Também expositora do evento, a Cadmatic, situada na Finlândia, aposta em projetos de layout e design. Segundo o gerente sênior da empresa, Jim Nyroos, o sistema Cadmatic 3D Plant Design permite projetar diferentes tamanhos de empreendimento e utiliza uma tecnologia única que divide o modelo principal em menores partes, possibilitando a participação simultânea de um número ilimitado de projetistas em um mesmo modelo em três dimensões. Outro sistema que poderá ser visto durante a feira é o Nupas Cadmatic Ship, pacote de software que oferece alternativas de design aos estaleiros e informações de manutenção de produção. A Cadmatic faz parte do Grupo Elomatic, uma das maiores empresas de engenharia na Escandinávia, e fornece softwares para 50 países.

Originária da Espanha e recém-chegada ao Brasil, a empresa de engenharia e construção, Sener, apresentará um sistema de projeção em 3D, intitulado Foran. Com o auxílio de óculos apropriados, ele reproduz a sensação de estar dentro da embarcação e apresenta novas possibilidades de interação virtual com o modelo tridimensional desenvolvido para a indústria naval. A empresa atua em países da Europa, América do Norte, América do Sul, África e Oriente Médio.

Profissionais do setor interessados em visitar a feira e participar do congresso podem fazer o credenciamento diretamente no site da Navalshore - Martintech Soyth America: www.ubmnavalshore.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços