Empresários mineiros estão otimistas para terceiro semestre



Denise Guimaraes
Belo Horizonte - O terceiro trimestre deste ano deve acompanhar o bom desempenho que as micro e pequenas empresas mineiras tiveram na geração de empregos nos últimos meses. De acordo com a pesquisa de Expectativas das MPEs Mineiras, realizada pelo Sebrae em Minas Gerais, 60% dos empresários pretendem abrir vagas de emprego nos próximos 12 meses. O estudo foi feito com 549 pequenos negócios dos setores de Comércio, Serviços, Construção Civil e Indústria.

De acordo com a pesquisa, a regional do Jequitinhonha e Mucuri teve o maior percentual de micro e pequenas empresa que pretendem contratar para o período. As regiões que tiveram a menor perspectiva de geração de emprego foram o Triângulo (55%) e o Rio Doce (55%). A pesquisa também avaliou que nos últimos 12 meses 58% das micro e pequenas empresas do estado contrataram funcionários, a maioria para cargos operacionais.

Em relação aos setores, 67% das empresas ligadas ao segmento da Construção Civil pretendem contratar mão de obra, seguido por 64% da Indústria e dos serviços e 35% do Comércio.

O otimismo dos pequenos negócios também foi confirmado pelo Índice de Expectativa (IE), que mede a confiança dos empresários em relação ao desempenho das micro e pequenas empresas. De acordo com o estudo, o IE foi de 54 pontos, o que mostra boas expectativas das micro e pequenas empresas para o terceiro trimestre.

Os empresários das regiões Jequitinhonha e Mucuri, Norte e Triângulo foram os que apresentaram os maiores IE do estado, 55 pontos. Os setores de Serviços (55) e Indústria (54) foram os mais otimistas. Segundo os entrevistados, a previsão para este trimestre é de crescimento do ramo de atividade e no aumento do faturamento das empresas. O setor de serviços é o que possui o maior EI (61) nesses quesitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços