Eleitores no exterior que votam em Divinópolis-MG também precisam se recadastrar


O eleitor que tem título em Divinópolis, em Minas Gerais, mas está no exterior, deve ficar atento aos prazos do recadastramento do título. Essa exigência vale também para os eleitores dos municípios de Brás Pires, Dores do Turvo e Senador Firmino, que também estão fazendo o recadastramento do eleitorado por meio da biometria.
Para se recadastrar, é necessário que os eleitores compareçam pessoalmente aos respectivos cartórios eleitorais – onde terão as impressões digitais coletadas –, levando documento de identificação e comprovante de residência, para a comprovação do vínculo com o município.
Até o dia 1º de julho, exatos 26.108 eleitores já haviam sido recadastrados em Divinópolis. Com um eleitorado de mais de 158 mil, ainda faltam 132.428 votantes para fazer o procedimento.
Quem não se recadastrar até o dia 29 de novembro – no caso de Divinópolis – ou 30 de agosto – no caso de Brás Pires, Dores do Turvo e Senador Firmino –, terá o título cancelado.
O objetivo da biometria é tornar a identificação do eleitor mais segura, eliminando-se o risco de alguém votar por outro, mesmo que de modo involuntário. O recadastramento é obrigatório. Quem não o fizer, terá o título cancelado e sofrerá restrições previstas na legislação, como fazer financiamento de casa própria, matricular-se ou renovar matrícula em escolas públicas ou fiscalizadas pelo governo, obter passaporte e CPF, receber salários de função ou emprego público, ser nomeado em concurso público, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, dentre outros.
 Serviço: 
Recadastramento biométrico em Divinópolis (que atenderá os eleitores das 102ª e 103ª Zonas Eleitorais):
Local: Sede dos Cartórios Eleitorais – Rua Sete de Setembro, 818, Centro.
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Recadastramento biométrico em Brás Pires, Dores do Turvo e Senador Firmino:
Local: Sede do Cartório Eleitoral de Senador Firmino (261ª ZE) – Rua Manoel de Oliveira Fernandes, 53, Centro (em frente ao Banco do Brasil).
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

A partir do dia 3 de julho, em Brás Pires, e 4 de julho, em Dores do Turvo, os eleitores desses municípios poderão fazer o recadastramento do título diretamente nos postos de atendimento montados pelo TRE nas duas cidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade