Eduardo Lopes: suplente integra projeto político do titular

Da Redação

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) comemorou, nesta quarta-feira (10), a rejeição da proposta que reduzia de dois para um o número de suplentes de senador (PEC 37/2011). O parlamentar observou que a eleição para o Senado é majoritária e os suplentes integram uma chapa, com um projeto político comum.
- O suplente disputa a eleição juntamente com o senador principal. Como eu disse, eu pedi votos para o meu senador [titular], que é o senador Marcelo Crivella, trabalhei na campanha, me dediquei, fui coordenador da campanha dele - Eduardo Lopes, ressaltando que até concorda com a redução do número de suplentes.
Lopes disse também que é favorável à proibição da eleição para suplente de cônjuge ou parente consanguíneo ou afim do titular do mandato, até o segundo grau ou por adoção, medida que constava na proposta.
Para o senador, que desde março de 2012 substitui Crivella, nomeado para o Ministério da Pesca, sustentou que o ponto que gerou discussão durante a análise da PEC é a impossibilidade de o suplente suceder o senador em caso, por exemplo, de morte do titular.
- Se eu faço parte de uma chapa majoritária para disputar o Senado então eu tenho a função de vice na ausência do titular - salientou.
Segundo ele, a medida abriria precedente para mudanças também na formação de chapas para presidente, governador e prefeito.
- Então nós teríamos na morte de um presidente, na morte de um governador ou na morte de um prefeito, teríamos que fazer uma nova eleição - argumentou.
O senador observou novamente que, nos recentes protestos de rua, nenhuma faixa de manifestantes pedia o fim da suplência de senadores e, portanto, a mudança não é uma resposta efetiva à sociedade.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços